sábado, 7 de março de 2009

Eduardo deixa cargos vagos para aliados Administração

Governador deve nomear ex-prefeitos para sua equipe até o fim do mês

Rosália Rangel // Diario
rosaliarangel.pe@diariosassociados.com.br

Os cargos continuam vagos, mas o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ainda não decidiu quem vai ocupá-los. Esta, pelo menos, é a versão oficial do Palácio do Campos das Princesas sobre o destino dos ex-prefeitos de Olinda, Luciana Santos (PCdoB), de Petrolina, Odacy Amorim (PSB) e de Salgueiro, Creuza Pereira (PSB). Os três deixaram o comando das prefeituras de seus respectivos municípios no fim de dezembro do ano passado. A partir daí, começaram as especulações sobre uma possível convocação de Eduardo. Os aliados do socialista estão cotados para as secretarias de Articulação Regional, de Esportes e da Assessoria especial do governador, que atualmente, estão sob o comando de interinos.

Nos bastidores comenta-se que Eduardo, apesar de não tratar o assunto como uma prioridade de governo, deverá tomar uma decisão até o final do mês. A demora, segundo assessores mais próximos do socialista, seria motivada por alguns detalhes que precisam ser acertados com os futuros indicados e também com os dirigentes partidários.

A indicação de Luciana Santos, por exemplo, estaria emperrada porque a ex-prefeita de Olinda tem intenção de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, em 2010. Nesse caso, ela teria que se desincompatibilizar do cargo em abril, ficando, portanto, apenas um ano na equipe de Eduardo. Outro problema seria a provável confirmação de George Braga como secretário de Esportes. A questão é que George Braga também é filiado ao PCdoB e a legenda não teria "musculatura política" para ficar com duas pastas na gestão de Eduardo.

As vagas na estrutura do governo ficaram vazias com a saída de Antônio João Dourado (PDT), que deixou a Secretaria de Articulação Social depois de ser eleito prefeito de Lajedo, na eleição do ano passado. Já o ex-secretário de Esportes Nelson Pereira (PCdoB) retornou à Assembléia Legislativa, ocupando o posto do então deputado estadual Antônio Figueirôa (PTB), eleito prefeito de Santa Cruz do Capibaribe. Enquanto Izael Nóbrega, que era secretário-chefe da assessoria especial do governador, se afastou do cargo para concorrer a uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), mas não conseguiu a indicação. Atualmente, responde pela Procuradoria da Câmara Municipal do Recife.


http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/03/07/politica1_0.asp

Nenhum comentário: