domingo, 29 de março de 2009

Frans Post: Pintura - Vista de Olinda (1662)


"História dos Feitos Recentemente Praticados Durante Oito Anos no Brasil e Noutras Partes sob o Governo de Wesel, Tenente-General de Cavalaria das Províncias-Unidas sob o Príncipe de Orange” é o relato assinado pelo teólogo, clérigo e professor de lógica na Universidade de Leyden, Kaspar van Baerlen, publicado em Amsterdam, em 1647.

Frans Post, de volta a seu país, envolveu-se com esse projeto e durante dois anos trabalhou nos desenhos de fortes e portos do Nordeste para ilustrar os textos do autor. Essa ocupação selou seu destino, pois fez dele um especialista em paisagens brasileiras. Tinha clientes para isso. Apesar de preocupado em ser exato com o que viu, ao longo dos anos e da distância entre seu tranquilo estúdio e as paisagens brasileiras, Frans Post acabou por combinar e criar elementos de acordo com sua fantasia. O talento é o mesmo, o cuidado com sua arte permanece, o desenho é perfeito, mas a verdade sofre um pouco: animais estranhos, tatus gigantescos, lagartos imensos, tamanduás bandeiras muito diferentes, começam a surgir em seus quadros. O que torna seu desenho pouco verossímel, mas muito curioso e interessante. O quadro que apresentamos hoje, “Vista de Olinda”, é um dos mais expressivos exemplos dessa fase. Reparem nos animais no primeiro plano, à esquerda.

Em março de 1650 Frans Post casou-se com Jannetye Bogaret; tiveram três filhos, Anthoni, Jan e Rachel. Sua mulher faleceu em 1664 e ele em 18 de fevereiro de 1680. Está enterrado na Igreja de Grote, em Haarlem.

Acervo Rijksmuseum Museum, Amsterdam

Fontes: www.pt.wikipedia.org/

www. international.loc.gov/

www.rijksmuseum.nl/



http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=pintura-vista-de-olinda-1662&cod_Post=172926&a=111
.

Nenhum comentário: