quarta-feira, 11 de março de 2009

Frevo toma conta das ruas de Olinda para comemorar seus 474 anos


Do JC Online

Várias agremiações irão desfilar pelas ruas do Sítio Histórico
Foto: Chico Porto/JC Imagem No dia do seu aniversário, a Cidade Patrimônio da Humanidade e primeira Capital Brasileira da Cultura acorda ao som dos repiques dos sinos das igrejas. Ainda pela manhã, às 11h, os olindenses poderão apreciar um concerto de música clássica na Igreja da Sé. O grupo Quadro Antiquo, do Rio de Janeiro, fará a apresentação Cantares do Brasil, que termina com homenagem ao compositor Villa-lobos.

Como não poderia deixar de ser, a partir das 10h30, o frevo toma conta da cidade com o desfile de uma orquestra gigante, composta por 474 músicos, que vai sair do Largo do Amparo e seguir até a sede da prefeitura. Os músicos irão se dividir em três grupos. Um delas descerá pela Rua 15 de Novembro em direção ao Varadouro; o outro para a 27 de Janeiro em direção ao Carmo; e o terceiro para a Rua de São Bento até os Quatro Cantos.

No final da tarde, às 18h, várias agremiações saem de diferentes pontos do Sítio Histórico e realizam desfile pelas ladeiras de Olinda. Flor da Lira, Elefante, Pitombeira, Samba do Preto Velho, afoxé Alafin Oyó, Batucatada Simpatia e grupos de maracatus vão animar a Cidade Alta.

Olinda, a cidade Patrimônio da Humanidade e 1ª Capital Brasileira da Cultura, comemora nesta quinta-feira (12) seus 474 anos de história com muita festa e alegria. Para marcar a data, a Prefeitura de Olinda preparou uma programação especial que inclui eventos de esportes, patrimônio e cultura.

A festa termina com direito a bolo gigante de 200 quilos, preparado pela Bunge Alimentos, a partir das 19h. O tradicional corte acontece em frente ao Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura. A Orquestra do Centro Musical de Olinda (Cemo) abrirá a noite, que termina com o sambão do Patusco e a performance do Maestro Forró e Orquestra da Bomba do Hemetério.

PATRIMÔNIO – A Secretaria de Patrimônio e Cultura lança na Igreja da Sé, às 10h, uma série de três vídeos sobre educação patrimonial. O objetivo é preservar os valores arquitetônicos, urbanísticos e culturais da cidade. O material, intitulado Viva Olinda, será difundido em escolas e espaços público. A produção é da Arrecife Produções, assinada pela cineasta Kátia Mesel.

ESPORTES – Ainda no dia 12 de março, às 15h, será dado o ponta pé inicial das atividades do Estádio Municipal Eugênio de Araújo, popularmente conhecido como Olindão. O campo, que fica localizado em Jardim Brasil, receberá a equipe master do Flamengo, que irá divulgar o projeto Escola de Futebol Zico 10, beneficiando cem crianças do município.

http://jc.uol.com.br/canal/recife-e-olinda/programacao/noticia/2009/03/11/frevo-toma-conta-das-ruas-de-olinda-para-comemorar-seus-474-anos-181565.php

Nenhum comentário: