sábado, 28 de março de 2009

Jornal Sem Censura circulando em Olinda


Coluna de Ivan Maurício no Jornal Sem Censura que já está circulando em Olinda:

UM PLANO DIRETOR PARA O
DESENVOLVIMENTO DE OLINDA


A Constituição determina que todas cidades tenham um Plano Diretor Urbano, inclusive com destaque para sua economia. Olinda já tem o seu, mas precisa de um enfoque especial.

Com um território muito pequeno, Olinda é o menor município de Pernambuco. A cidade tem dificuldades para implantar um programa de desenvolvimento industrial.
Portanto, resta a sua economia o grande desafio de fortalecer suas vocações econômicas já existentes e buscar novas alternativas.

Daí a importância do Poder Público abrir um extenso debate e contratar a elaboração de um Plano Diretor para o Desenvolvimento Econômico de Olinda.

Focar a vocação no Turismo. Assistimos recentemente queixas de turistas com a rede pousadas da cidade.

Reforçar o Polo Comercial, nas vias principais e bairros.

Descobrir novas oportunidades no Setor de Serviços com ênfase na Informática e Tecnologia da Informação, atração de empresas de cartões de crédito, gráficas, entre outras não poluentes.

Articular um Polo de Confecções – atividade que pode ser multiplicada nas casas dos moradores da cidade com apoio de crédito e tecnologia – e fortalecer a comercialização.

Portanto, fica a sugestão para que Olinda comece a enfrentar – com embasamento técnico – o grande desafio de sua viabilidade enquanto município.

SINAL PARADO – Pelo menos 12% da rede de semáforos de Olinda estão quebrados ou danificados e vão continuar parados pelo menos por mais 30 dias devido a problemas na licitação.

FALTA DÁGUA CONTINUA – Não só no altos da Periferia (Bondade, Sol Nascente, entre outros) como no Sítio Histórico. Uma vergonha!

PEDÁGIO – Funcionários do Posto de Saúde da Prefeitura, na Vila da COHAB Peixinhos, estão cobrando R$ 1,25 de cada paciente hipertenso para arquivar documentos.

SINAL DE ALERTA – O episódio com o ex-vereador Doca não fica só em Rio Doce: Várias comunidades da periferia de Olinda estão sendo dominadas por chefes que controlam o tráfico de drogas, oferecem proteção paga contra assaltos aos comerciantes e mantêm um poder paralelo ao da polícia. Voltaremos ao assunto com mais detalhes.


Acompanhe Ivan Maurício no Twitter:

https://twitter.com/home


.

Nenhum comentário: