quinta-feira, 26 de março de 2009

MAC de Olinda inaugura duas exposições nesta noite





Foto: Reprodução/TV Globo

Uma delas é permanente e reúne obras doadas por artistas pernambucanos; a outra, “Caminhos do Santo”, sobre Padre Cícero, apresenta quadros da artista Ana Veloso

Da Redação do pe360graus.com


O Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Olinda, inaugura, na noite desta quinta-feira (26), duas exposições. Em uma delas, o público vai conhecer o universo dos romeiros do Padre Cícero, de Juazeiro no Norte. Na outra, uma coletânea de artistas pernambucanos que doaram várias obras para o acervo do museu.

Cento e dez artistas participaram da campanha “Doe-se ao MAC”. As obras doadas por eles agora fazem parte do acervo permanente do Museu. Foram selecionadas 68 obras para a exposição coletiva - uma mostra do trabalho de pintores e escultores contemporâneos de Pernambuco.

O MAC abre espaço também para a exposição intitulada “Caminhos do Santo”. Nas telas e em todas as peças escolhidas para fazer parte da montagem, a história de Padre Cícero é contada.

A artista plástica Ana Veloso pesquisou, durante três anos, o universo de fé e devoção dos romeiros de cidades do interior do Nordeste. “Eu estou tentando fazer, de fato, não uma exposição, mas um santuário, onde meus quadros aparecem até como exóticos entre os outros”, explica a artista.

“Achei a história dele, as orações que ele passava para Lampião, como ele confortava todo aquele povo, sua preocupação ambiental. Meu grande aprendizado foi na conversa com os romeiros”.

As duas exposições serão abertas às 19h30, no Museu de Arte Contemporânea, que fica na Rua 13 de Maio, 158, em Olinda. O museu funciona das 9h às 17h. A entrada custa R$ 5.

SERVIÇO:

Exposições “Doe-se ao MAC” e “Caminhos do Santo”
Local: Museu de Arte Contemporânea, na Rua 13 de maio, 157, Olinda
Horário: 9h às 17h
Entrada: R$ 5

.

Nenhum comentário: