terça-feira, 10 de março de 2009

Olinda comemora 474 anos com muita festa

A cidade de Olinda comemora nesta quinta-feira (12) seus 474 anos de história. Na programação, a festa começa às 6h quando a cidade acorda ao som dos repiques dos sinos das Igrejas. Ás 10h, a Secretaria de Patrimônio e Cultura lança na Igreja da Sé uma série de três vídeos intitulada Viva Olindasobre educação patrimonial com o intuito de preservar os valores arquitetônicos, urbanísticos e culturais da cidade.

Às 10h30, Olinda recebe desfile de uma orquestra gigante, composta por 474 músicos, que vão sair do Largo do Amparo e seguirão até a frente da sede da prefeitura, onde se dividirão em três grupos. Uma delas descerá pela a rua 15 de Novembro em direção ao Varadouro; o outro para a 27 de Janeiro em direção ao Carmo; e o terceiro para a rua de São Bento em direção aos Quatro Cantos. A iniciativa é do grupo Maracafrevo.

Ainda pela manhã, às 11h, acontece um concerto de música clássica na Igreja da Sé, gratuitamente. O grupo Quadro Antiquo apresentará o concerto Cantares do Brasil, que reúne um repertório representativo da produção musical brasileira dos séculos XIX e XX, culminando com uma homenagem ao compositor Villa-lobos.
No final da tarde, às 18h, várias agremiações saem de diferentes pontos do Sítio Histórico e realizam desfile pelas ladeiras de Olinda. Flor da Lira, Elefante, Pitombeira, Samba do Preto Velho, afoxé Alafin Oyó, Batucatada Simpatia e grupos de maracatus vão animar as ruas da cidade alta e arrastar os moradores e visitantes mais animados. No percurso, as agremiações passam em frente ao Palácio dos Governadores, prestando uma homenagem a Marim dos Caetés.

A comemoração noturna, com direito a bolo de 200kg e 3m de comprimento, patrocinado pela Bunge, começa a partir das 19h. Em frente ao Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura, um palco armado e um enorme quitute com cobertura de mashimellow e recheio de creme com goiabada espera os convidados da festa. A Orquestra do Centro Musical de Olinda (CEMO) abrirá a noite de festividade com os ritmos mais animados, entre eles muito frevo. Em seguida, o corte do bolo e o parabéns será entoado por olindenses e visitantes. Logo após, o sambão do Patusco e a irreverente performance do Maestro Forró e a Orquestra da Bomba do Hemetério encerrarão a festa.

.

Nenhum comentário: