quinta-feira, 26 de março de 2009

Olinda: Obras do PAC no V8 deixam moradores com esgoto a céu aberto

As famílias que vivem no local reclamam da falta de saneamento básico; eles afirmam que os canos das casas levam o esgoto para as ruas da comunidade

Da Redação do pe360graus.com

Os moradores da comunidade do V8, em Olinda, deveriam estar em festa pela construção de casas no local financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, mas as obras trouxeram um grande problema para as famílias: o esgoto nas ruas.

De acordo com os moradores, os canos saem das cozinhas e banheiros das casas e vão direto para o chão da rua. O esgoto corre a céu aberto durante todo o dia e quem vive no bairro divide espaço com a sujeira e os insetos. “Dentro de casa sobe insetos, as baratas aparecem. Estamos precisando que apareça alguém que faça algo por nós aqui nesse lugar”, disse o músico Jairo Pinho Pires, morador do local.

O problema começou depois da construção das unidades habitacionais. As 128 casas, com cerca de 26 metros quadrados cada, foram entregues à comunidade no mês de dezembro do ano passado pelo presidente Lula.

As obras que deveriam melhorar a qualidade de vida dos moradores do V8, fez com que a comunidade fosse obrigada a conviver com o esgoto nas portas. Quem fez as casas esqueceu do saneamento básico, e a rede de esgoto que foi feita não suporta o número de moradores. "A rua era esburaca, a gente não tinha saneamento, mas também a gente não tinha fezes na nossa porta", reclamou a dona de casa Maria das Dores Camelo.

A Prefeitura de Olinda, responsável pelas obras do programa no município, foi procurada para dar uma resposta sobre o problema da falta de saneamento no V8. A informação é de que uma equipe foi lá nesta quarta-feira (25) e constatou que o problema não é nos canos de esgoto das casas novas. Funcionários da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) também foram ao local e informaram que duas obstruções foram encontradas na rede de esgoto


.

Nenhum comentário: