sexta-feira, 13 de março de 2009

Olinda: Reggae espiritual no Eufrásio

A banda americana Groundation (de Sonoma, Califórnia) é das poucas que conseguem fazer roots reggae e ainda assim ser diferente, ao temperar o gênero musical surgido na Jamaica com blues e jazz. Criado por Marcus Urani, Ryan Newman e Harrison Stafford em 1998, o trio foi incorporando outros instrumentistas (o percussionista da banda, Mingo Lewis Jr., é filho do guitarrista Carlos Santana).
A banda destaca-se não apenas pela seu reggae de raízes diferentes, como também pelo engajamento do seu trabalho. O politizado vocalista Harrison Stafford, por exemplo, foi pioneiro em ministrar um curso da História da Música Reggae, na Universidade Estadual de Sonoma.

Embora toque basicamente nas emissoras segmentadas, com programação dirigida ao público regueiro, a Groundation, ao longo destes onze anos e cinco CDs, uniu seguidores fiéis mundo afora. Foi a primeira banda de reggae americana a tocar no Marrocos (para uma platéia de 40 mil pessoas). Em Casablanca atraiu muito mais gente, 50 mil.

A maioria do repertório do grupo é autoral e cada disco lançado é conceitual – a temática é sempre dramático-profunda, propondo-se a contar parte da história da humanidade e a jornada do indivíduo pela vida. Seus integrantes, inclusive, chamam o que fazem de “spiritual roots reggae”. Esta é a segunda vez que a Groundation se apresenta no Recife. A banda esteve aqui em 2007, e tocou no Espaço Arena, na Avenida Boa Viagem, numa noite que teve também a Manga Rosa e a Kayamar.
»Show do Groundation (EUA), amanhã, 21h, no Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, em Olinda, com abertura da Jerivá e Gabriel Rasta e os Ancestrais. Ingressos R$ 20. Outras informações: 32210421

Jornal do Commercio

Nenhum comentário: