segunda-feira, 9 de março de 2009

Olinda terá elevador panorâmico com vista de 360 graus


Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Olinda Projeto do elevador panorâmico que está sendo construído em Olinda (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Olinda) Os turistas que visitarem Olinda (PE) poderão ter uma vista de 360 graus da orla e de outros pontos turísticos da cidade histórica e da capital pernambucana a partir do segundo semestre deste ano. Um elevador panorâmico está sendo construído no Alto da Sé, um dos locais mais altos de Olinda.


Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Olinda Vista que o turista poderá contemplar do elevador panorâmico de Olinda (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Olinda) Uma das principais vistas que o turista terá do alto do elevador será o Horto Del Rey, o segundo horto mais antigo do Brasil, além do próprio Farol de Olinda. Para isso, um guarda-corpo está sendo feito para receber os visitantes em uma espécie de mirante.

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Olinda Prédio da caixa d'água (esq.), onde o elevador está sendo construído (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Olinda) A obra do elevador pernambucano está sendo feita no Largo da Sé, que se estende da Igreja da Sé até a Ladeira da Misericórdia.

Obra terá 20 metros acima do ponto mais alto da cidade histórica.
Turista poderá ver a orla de Olinda e do Recife.


Glauco Araújo
Do G1, em São Paulo

A obra, apesar de bem diferente, teve inspiração no Elevador Lacerda, famoso ponto turístico de Salvador.

Para se chegar ao local, os ambulantes, antes instalados no local, foram remanejados para outro ponto da Rua Bispo Coutinho. Eles bloqueavam a passagem de pedestres e o acesso ao ponto turístico.

O projeto vai aproveitar o prédio da caixa d'água existente no local. Segundo a Prefeitura de Olinda, é o primeiro construído em estilo moderno e feito com combogós (tijolos de cimento perfurados usados em fachadas de prédios para amenizar a entrada de luz natural) no Brasil.

Segundo a prefeitura, o projeto foi orçado em R$ 4 ,4 milhões e inclui a modernização do Alto da Sé como revitalização do comércio local, das casas no entorno da caixa d'água e readequação paisagística. Parte da obra também prevê a construção do Mercado de Artesanato, que está em fase final.

Todo o calçamento e as praças da região vão receber piso tátil para facilitar o acesso de deficientes sensoriais e físicos ao local.

Ainda de acordo com a prefeitura, a cidade de Olinda é considerada Patrimônio da Humanidade há 25 anos.


http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1029987-5598,00-OLINDA+TERA+ELEVADOR+PANORAMICO+COM+VISTA+DE+GRAUS.html

Nenhum comentário: