terça-feira, 24 de março de 2009

Olinda: Violência em escola gera manifestação em Rio Doce

Marcela Alves

Professores, estudantes e pais de alunos da Escola Compositor Antônio Maria, localizada na 3ª etapa de Rio Doce, em Olinda, paralisaram as aulas, na manhã de ontem, para protestar. A falta de segurança no local foi o principal motivo que levou os manifestantes a fecharem o trânsito da avenida Brasil. De acordo com os protestantes, a situação na unidade de ensino está pior a cada dia. Criminosos, ainda de acordo com a comunidade, se aproveitam da grande dimensão do território e da baixa altura dos muros da instuição para invadir a escola quando o espaço fica desprotegido pela patrulha escolar, que frequenta a instituição em dias e horários alternados. Segundo os pais dos alunos, eles ainda checam se não há policiamento dentro da escola antes de entrar praticar assalto, espancar e ameaçar os alunos e os professores. “Entra gente de toda a natureza aqui que não é aluna da escola para tumultuar. Na sexta-feira, entraram pessoas armadas”, afirmou a dona de casa Fernandes Telino, 59, mãe de um estudante.
Segundo a diretora adjunta da unidade, Eliete Ferreira Oliveira de Paula, 42, o movimento liderado por professores, pais e alunos tem todo apoio da adiministração da instituição. “A insegurança chegou a tal ponto que foi necessário organizar esse protesto, pois, hoje, nós trabalhamos em uma completa insegurança”.


O 1° tenente Goubery Albuquerque Alves, comandante do 1° Batalhão da Polícia Militar, localizado em Rio Doce, informou que ficou ciente da situação da escola no momento em que chegou à manifestação. Segundo o comandante, a partir de amanhã sua equipe vai trabalhar para normalizar a situação. “Vamos intensificar o policiamento e faremos o que estiver ao nosso alcance para garantir a segurança. Mesmo no dia que a patrulha escolar estiver aqui a polícia estará presente”, garantiu o comandante, que pediu a colaboração da comunidade para facilitar a ação da polícia no local.
De acordo com a assessoria de comunicação da SEE, a escola dispõe de vigilância eletrônica 24horas, um vigilante no período noturno e uma dupla de PMs da Patrulha Escolar de segunda a sexta-feira, em horários alternados. Ainda segundo a assessoria da Secretaria de Educação, ações preventivas são desenvolvidas em todas as escolas da rede estadual, por meio da disciplina Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania, implantada no currículo para trabalhar, em sala de aula, temas como: cultura de paz nas escolas e o respeito as diferenças de raça e gênero.

http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: