terça-feira, 3 de março de 2009

Violência contra mulher: Olinda em terceiro lugar

Violência doméstica em 3° no ranking do Disque Denúncia

Do JC OnLine

Denúncias contra mulher, criança e idoso ocupam o terceiro lugar no ranking do Disque Denúncia. Cerca de 14% das ligações recebidas pela central correspondem à violência intrafamiliar, atrás apenas de denúncias de porte e uso de armas de fogo, armas brancas e artefatos explosivos (29%), e uso e tráfico de drogas (17%) em segundo lugar.

E não há muito o que comemorar nesta semana em que será comemorado o Dia da Mulher (8). De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), das 4.514 vítimas de homicídios no ano passado, 279 foram mulheres. De junho de 2000 a janeiro de 2009, o Disque Denúncia registrou 5.308 ocorrências de violência contra a mulher, sendo 45% em Recife, 16% em Jaboatão dos Guararapes, 13% em Olinda, 8% em Paulista e o restante em outros municípios do Estado.

Do total de ocorrências registradas contra a mulher por telefone, 92% delas ocorreram dentro da residência da mesma, 6° na rua e o restante em locais variados. De acordo com o perfil traçado no estudo do Disque Denúncia, 67% dos casos se trata de agressão física; 13%, violência física e verbal; 4%, abuso sexual, 4%, agressão verbal; 3%, maus tratos, 3%, cárcere privado e 5%, variados. Em 56% dos casos, o agressor é o companheiro ou ex-companheiro da vítima.

.

Nenhum comentário: