quinta-feira, 16 de abril de 2009

Olinda: Alto da Sé de cara nova

Deu na Coluna de Magno Martins na "Folha de Pernambuco":

O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), está trabalhando feito mineiro, sem badalações e, inexplicavelmente, distante dos refletores da mídia. Ninguém sabe, por exemplo, que as obras de restauração do centro histórico do Alto da Sé ganharam velocidade e devem ser concluídas em quatro meses.

Por muitos anos aquela belíssima área, passagem obrigatória para os turistas, ficou abandonada. Era constrangedor levar alguém de fora ali, dentre outros motivos por causa da ocupação desordenada de barracas, da sujeira e, principalmente, a violência. Com recursos do Ministério do Turismo, Renildo está concluindo o projeto de renascimento da Nova Sé.

Tudo é bacana e de bom gosto. Chegam ao fim os velhos postes de iluminação, que passam a ser substituídos por modernos cabos subterrâneos. As barracas serão retiradas do local que ocupam hoje para permitir acesso a mais bela visão do Recife e Olinda daquele alto. Próximo à Igreja da Sé, a mais visitada pelos turistas, será erguido o Memorial Dom Helder Câmara.

Dois mercados construídos na região acomodarão as barracas do canto esquerdo, que roubam outra bela visão de Olinda. Enfim, o Alto da Sé, conforme atestei numa passagem por lá, ontem, ficará digno de promover um turismo de alto padrão, igual ao que se pratica hoje em cidades que também recuperaram seus sítios tombados, como Ouro Preto e Mariana.

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Nenhum comentário: