sábado, 2 de maio de 2009

Grande Bazar de Usados da AFILAPPE


Do nosso leitor Hildernardo Souza, de Ouro Preto, recebemos o seguinte convite:

A AFILAPPE, convida todos para participar nesta terça-feira dia 05 e quarta-feira dia 06 de MAIO, a partir das 09:00H, de um GRANDE BAZAR DE USADOS DA AFILAPPE, em HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES. Lembramos que além de usados o BAZAR, contará ainda com os já conhecidos e famosos DOCINHOS FISSURA, queles docinhos deliciosos feitos com muito amor e carinho pelas mães de nossos pacientes.

O BAZAR, será no IMIP, ao lado da Praça Professor FERNANDO FIGUEIRA.

Apareçam! Contamos com vocês!
Dª NENA BURGUS - Presidente da AFILAPPE.

A AFILAPPE, Fica localizada na Rua dos Prazeres nº 216, telefone 3222 4515,
vizinha ao IMIP.


CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS

A AFILAPPE proporciona tratamento digno aos portadores de lábio leporino e ajuda a quebrar preconceitos.


Por Dênia Salles


Os desafios em relação ao preconceito pedem dedicação especial quanto a “aprender a ser” e “aprender a conviver”. Principalmente, quando o preconceito está ligado à aparência. As organizações não-governamentais (ONGs) têm importante função social e proporcionam conquista de valores pessoais e de grupos, como valorização do indivíduo, independente do seu aspecto físico. A AFILAPPE (Associação dos Fissurados de Lábio-Palatais de Pernambuco), ONG estabelecida em Recife, proporciona suporte ao tratamento médico dos portadores de fissura lábio-palatal ou lábio leporino (pessoas que nascem com o lábio superior e/ou o céu da boca aberto).

Criada em 23 de fevereiro de 1994, por pais e portadores de fissura lábio-palatal, a AFILAPPE é uma associação, sem fins lucrativos, legalmente estabelecida. Seu objetivo principal é garantir a implantação de políticas de saúde que atendam às reais necessidades de reabilitação do portador de fissura lábio-palatal. A instituição presta serviços de orientação e divulgação a portadores e familiares.

A fissura lábio-palatal é uma má-formação congênita, considerada deformidade crânio-facial, que ocorre durante a gestação. Causa deformidade na região dos lábios, gengiva e palato, repercutindo na fala, audição, dentição, deglutição e estética. A incidência, atualmente, é de um caso dentre 300 nascimentos. Na década de 30, era de um para 1000. As causas mais comuns são medicações inadequadas, doenças infecciosas, alcoolismo, tabagismo, drogas, desnutrição, agrotóxicos, estresse emocional, radiação e fatores hereditários.

A diretora da AFILAPPE, Ermínia Petrucelli declara que, a grande importância da instituição para a sociedade e para os portadores de lábio leporino é que a associação luta, junto aos órgãos competentes, por um tratamento digno para pessoas que possuem essa patologia.

A instituição atende, mensalmente, 1.600 pacientes de baixa renda, oriundos de quase todos os municípios pernambucanos e de outros estados do Nordeste. “Muitos não dispõem nem do dinheiro da passagem para se deslocarem ao Instituto Materno Infantil (IMIP), em Recife, para realizarem o tratamento, que dura alguns anos e possui custos relativamente altos”, afirma Tânia Santos, gerente da AFILAPPE.

A associação tem fornecido mais de 800 refeições por mês aos pacientes carentes que estão em tratamento no NADEFI/IMIP (Núcleo de Atenção a Defeitos da Face), além de fraldas descartáveis, mamadeiras especiais, leite, roupas e passagem para os que moram na região metropolitana do Recife.

A AFILAPPE mantém-se através de doações e contribuições espontâneas de associados e amigos. Para conseguir recursos, são realizados trabalhos com reciclagem de papel e latas em alumínio, rifas, vendas de objetos usados etc. As arrecadações são mínimas, o que dificulta a solução de problemas provenientes da falta de verbas. A inexistência de recurso financeiro fixo e a falta de voluntários são os maiores problemas que a AFILAPPE enfrenta.

Apesar das dificuldades, a associação ajuda no tratamento e combate ao preconceito contra os portadores de lábio leporino. Também dá a oportunidade de seguir seu exemplo e ajudar ao nosso próximo da melhor maneira possível.


AFILAPPE - Associação dos Fissurados de Lábio-Palatais de Pernambuco
Endereço: Rua dos Prazeres n.o 216 – Boa Vista – Recife/PE
Telefone: (81) 3222-4515
Ermínia Petrucelli: (81) 3225-3741


.

Nenhum comentário: