quarta-feira, 24 de junho de 2009

Missa e procissão em Olinda lembram dia de São João


Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira, o pároco da Igreja de São João, Dom Marcelo Gomes, explicou as origens da festa e das comidas típicas


Da Redação do pe360graus.com


Uma procissão e uma missa vão lembrar o santo católico homenageado neste feriado do dia 24 de junho: o dia de São João será comemorado também no seu sentido religioso, a partir das 18h30, no bairro do Amparo, em Olinda.

O pároco Dom Marcelo Gomes (foto), explica que o cortejo vai partir da Casa de Nossa Senhora, porque o teto da Igreja de São João dos Militares desabou no último dia 25 de maio. “A capela fica próxima a nossa igreja e a missa também será celebrada lá”, explicou.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta terça-feira (23), o religioso contou como surgiu a tradição dos festejos juninos. São João Batista é filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, que já era velha quando o concebeu. Ela teria acendido uma fogueira para comemorar o nascimento dele e avisar Maria.

“João significa ‘Javé é bondoso’, porque a bondade de Deus se revela a Isabel e Zacarias, já idosos, quando o anjo Gabriel aparece para eles e anuncia que seriam pais”, diz Dom Marcelo Gomes. “Maria visita Isabel depois da visita do anjo, quando ela já estava esperando há seis meses a criança”.

São João é chamado Batista porque é o precursor do batismo na água. “Ele dizia que Jesus era muito maior do que ele e que aquele batismo era apenas a preparação, porque Jesus viria batizar com o Espírito Santo e com o fogo”, explica o pároco.

“Daí também surgiu toda essa simbologia dos fogos, da fogueira, da bandeira, das comidas típicas... São João se alimentava de gafanhotos e mel silvestre, que eram comuns na sua região. Na época de São José as pessoas plantam milho no último dia para colher três meses depois, justamente no período de São João”.

.

Nenhum comentário: