sexta-feira, 19 de junho de 2009

Olinda: Avenida Presidente Kennedy - Via intransitável gera revolta

Marcela Alves

Não tem um motorista, morador, transeunte da avenida Presidente Kennedy, no bairro de Peixinhos, em Olinda, que não tenha uma história para contar de algum acidente ou prejuízo que tenha sofrido devido ao péssimo estado de conservação da avenida principal. Revoltados, moradores e motoristas de transporte escolar uniram-se e fecharam os dois sentidos da avenida com pneus, nos quais atearam fogo. A manifestação foi a forma que os usuários da via encontraram de expressar toda a indignação aos prejuízos que sofrem ao transitar em uma avenida tão deteriorada.
O aposentado Lenildo José do Nascimento mora há 26 anos na região e garante que a via nunca esteve boa para o tráfego, mas que ela está cada vez pior. A circunstância o obrigou a trocar três vezes, em menos de seis meses, o amortecer de seu carro. “A situação aqui está horrível. Chegaram até a começar uma obra, aqui, ano passado, mas desde maio que não vem nenhum funcionário fazer nada aqui”, disse o aposentado que assiste a diversos acidentes com veículos de pequeno e grande porte na avenida.

A obra que Lenildo fala é parte do Programa Prometrópole, realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial, que está promovendo a implantação do corredor de transporte coletivo na avenida Presidente Kennedy. De acordo com a assessoria de comunicação do programa, as obras não estão paralisadas e não se trata de um serviço de requalificação. A assessoria informou, ainda, que além da questão da pavimentação, a implantação desse corredor não envolve a desapropriação de alguns imóveis de oito pontos da avenida, onde será realizado o alargamento da via e a construção de novas paradas.

A assessoria de comunicação garantiu, também, que essas questões estão tramitando no tempo normal, mas que o processo de desapropriação envolve questões jurídicas. Atualmente, o serviço de pavimentação está temporariamente parado devido à inconstância do clima.



Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: