sexta-feira, 19 de junho de 2009

Olinda: Casa da Rabeca faz festa para lembrar Salu


Filhos do rabequeiro conseguiram patrocínio e apoio do governo do estado e Prefeitura de Olinda para montar estrutura e receber até 5 mil pessoas. Foto: Alcione Ferreira/DP/D. A Press

Tabajara // Família Salustiano promove o primeiro São João sem a presença de seu fundador, com nove noites de programação e entrada grátis

Mestre Salustiano morreu, mas sua obra continua viva nas atividades da Casa da Rabeca, que promove este ano o primeiro São João sem a presença de seu fundador.

No lugar de ficar mais acanhada, a festa cresceu nas mãos de seus filhos e agora a entrada é grátis. A programação dura nove noites e conta com alguns dos maiores nomes do forró contemporâneo de Pernambuco, como Santanna, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Arlindo dos 8 Baixos e Território Nordestino, além das divas Lia de Itamaracá, Aurinha e Selma do Coco.

"É a máfia salustiana em ação", brinca o cantor Santanna ao comentar o trabalhos dos filhos de Salu, que conseguiram patrocinadores e apoios do governo do estado e da Prefeitura de Olinda para armarem uma estrutura que atenda a um público de até 5 mil pessoas por noite.

"É um exemplo de família que valoriza as raízes e está fazendo uma festa com clima familiar", elogiou o forrozeiro, que se apresenta neste sábado e estava presente na entrevista coletiva de anúncio da programação.

"Fazer um São João sem cobrar ingresso era o sonho do meu pai", comemora Pedro Salustiano, que organiza tudo ao lado dos irmãos Clayton, Betânia, Mariana, Maria Imaculada e Dinda (rabequeiro com show marcado para a próxima quarta). "Salu sempre fazia questão de incluir outros ritmos para valorizar as tradições", respeita o herdeiro, que não se restringiu ao forró e convidou grupos folclóricos de coco, ciranda e cantoria para fazer a festa. "Queremos retribuir primeiramente a Deus", agradece Imaculada, com simplicidade e modéstia.

Hoje, na noite de abertura, a Família Salustiano apresenta A rabeca encantada, um espetáculo de música, dança e diversidade cultural. Antes, sobe ao palco o grupo Sintonia Pé-de-Serra e Petrúcio Amorim faz o encerramento. Os shows começam sempre às 20h e não têm hora para acabar. Além do legado de Salustiano, a Casa da Rabeca tem como diferencial um clima de interior, pois o espaço fica no meio de um sítio na Cidade Tabajara, apesar de estar situada em plena Região Metropolitana do Recife, nos arredores da rodovia PE-15.

É a melhor opção para quem está na capital e quer sentir um autêntico ambiente junino sem precisar viajar. "Não vai faltar aquele bodezinho guisado e barracas com adivinhações e comidas típicas", promete Pedro Salustiano, que marcou também um concurso de quadrilhas para a próxima sexta. (Júlio Cavani)

Saiba Mais

Cidade Tabajara, entrada franca, 20h

Hoje: Sintonia Pé-de-Serra, Família Salustiano, Petrúcio Amorim

Amanhã: Aurinha do Coco, Arlindo dos 8 Baixos, Aurinha do Coco, Roberto Cruz, Santana

Domingo: Ciranda Brasileira de Carpina, Forró Serrado, Geraldinho Lins

Segunda: Selma do Coco, Ivan Ferraz, Eduardo Anisio e Jaqueta de Couro, Cristina Amaral

Terça: Caju e Caetano de Ingazeira, Sintonia Pé-de-Serra, Maciel Melo

Quarta: Lia de Itamaracá, Dinda Salu, Terezinha do Acrodeon, Rogério Rangel

Sexta: Concurso de Quadrilhas, Forró Pé-de-Serra

Sábado: Dupla Zé Galdino e Tindara, Camarão, Beto Ortiz, Nádia Maia

Domingo: Ciranda Pernambucana, Ed Carlos, Território Nordestino



.

Nenhum comentário: