sexta-feira, 19 de junho de 2009

Olinda: Cidades históricas se reúnem em fórum

Ivson Menezes

Identificar os problemas existentes nas cidades históricas e turísticas do País é o objetivo do primeiro Fórum das Cidades, que está acontecendo no Centro de Convenções, no Complexo de Salgadinho, Olinda. Segurança, preservação dos imóveis, transportes públicos e acessibilidade são alguns temas a serem discutidos durante o encontro. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Turismo, Secretaria Estadual de Turismo, Prefeitura de Olinda e Empetur. “Numa cidade cheia de ladeiras, por exemplo, é preciso pensar numa forma de locomoção que não agrida ao patrimônio e atenda às demandas”, afirmou o secretário de Turismo de Olinda, Maurício Galvão.
Outros pontos que devem ser debatidos pelos representantes de cada município são o disciplinamento dos guias e condutores, certificação das hospedagens, eventos e informações turísticas, sustentabilidade urbana, marketing e espaços de mercado para pequenos empreendedores. Participam do debate 40 cidades históricas.

Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Pereira, o evento é uma possibilidade de trocar experiências e saber quais são as funções do poder público. “É necessário estabelecer critérios de ordenamento urbano nos centros históricos. Não podemos deixar que eles cresçam desordenadamente provocando uma descaracterização”. Ao final do Fórum, amanhã, será elaborada uma “Carta de Olinda”, com todos os questionamentos abordados e que servirá de norteador para a elaboração de políticas públicas. O documento vai ser encaminhado para o Ministério do Turismo e Secretarias municipais e estaduais.


Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: