quinta-feira, 11 de junho de 2009

Olinda: Começa sábado maratona de sambadas do Coco do Amaro Branco

Festa em homenagem aos santos festeiros do devocionário popular junino já é tradição na comunidade; programação segue até o dia 4 de julho

Da Redação do pe360graus.com

Para comemorar o período junino, o Centro Cultural Coco do Amaro Branco inicia uma programação extensa de festas. As sambadas de coco, uma das maiores tradições do bairro do Amaro Branco, Olinda, vai durar todo o mês de junho. O evento começa no próximo sábado (13), com festa em homenagem a Santo Antônio. A sambada no Alto do Sarapião começa às 20h e será conduzida pelo Coco do Aroeira.

A festa de junho já é tradição entre os moradores da comunidade, que há mais de 50 anos se reúnem para cultuar e louvar, com sambadas de coco, os santos mais festeiros do devocionário popular junino, através de celebrações que se fundem a eventos míticos, reatualizando crenças e reafirmando tradições.

No dia 23, véspera do Dia de São João, acontecerá o tradicional “Acorda Povo”, da Mestra Ana Lúcia. A procissão profana sai do Alto do Sarapião com destino à Rua dos Pescadores. A concentração começa às 20h. Também há programação para os dias de São João (24), São Pedro (29) e Santana (4 de julho).

A programação é aberta ao público e tem incentivo do Ministério da Cultura e da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, através do Prêmio das Culturas Populares, com parceria da CDMIX – Soluções em Áudio e Multimídia e Prefeitura Municipal de Olinda.

PROGRAMAÇÃO

13/06 – Coco Aroeira: Grupo de convidados.
23/06 – Acorda Povo: Mestra Ana Lúcia e Convidados
24/06 – Coco dos Pescadores: Mestra Glorinha e Convidados
29/06 – Coco do Pneu: Mestre Pombo Roxo, Edmilson Coquista, Mestra Ana Lúcia e Convidados
04/07 – Coco da Comunidade: Mestra Ana Lúcia, Donda do Coco e Convidados

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Nenhum comentário: