sábado, 13 de junho de 2009

Olinda corre risco de perder título da Unesco


Por falta de infraestrutura e de políticas públicas eficientes de assistência aos moradores de rua, a cidade de Olinda pode perder o Título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco, em 1982. O alerta foi feito, ontem, durante a reunião plenária, pela deputada Jacilda Urquisa (PMDB, foto). De acordo com a parlamentar, o problema foi abordado no editorial do Jornal do Commercio (JC), publicado no último dia 8. O texto será transcrito nos Anais do Poder Legislativo.

O documento denuncia que o Sítio Histórico está tomado por mendigos e sem-teto. O município ainda enfrenta a má conservação do asfalto; falta de limpeza e urbanização do acervo histórico e artístico e a precariedade na higienização da orla marítima. “É necessário que as autoridades públicas municipais assumam suas responsabilidades e resolvam o problema, pois foram eleitos para isso”, enfatizou. A problemática também foi tema de reportagem publicada recentemente pelo JC.

O periódico denunciou que os moradores de rua “cozinham, lavam e estendem roupas, fazem as necessidades fisiológicas, divertem-se e até praticam sexo a céu aberto e em plena luz do dia.” “O Centro Especializado em Assistência Social da Prefeitura de Olinda reconhece o problema, mas alega que não pode retirar as pessoas das ruas à força. Assim, torna pública a inoperância e incompetência em tratar uma questão tão delicada”, lamentou a peemedebista, reproduzindo o editorial.


http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2009/jun/legi09110609.htm

Nenhum comentário: