quarta-feira, 8 de julho de 2009

Olinda: Pograma Saúde na Escola beneficia sete mil alunos

A Prefeitura Municipal de Olinda lança nesta quarta-feira, às 15h na sua sede, o Programa Saúde na Escola (PSE) que propõe tratar a saúde e a educação através de ações à atenção básica de saúde destinadas às crianças, adolescentes e jovens. Estarão presentes a Secretária de Saúde do município, representantes do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais de Saúde e Educação.

Participam do programa vinte escolas municipais – com seus respectivos anexos – nas quais serão beneficiados cerca de sete mil alunos do Ensino Fundamental através de ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde de crianças e adolescentes. Serão implantados “escovódromos” em todas elas e as ações estendidas aos pais e comunidade num processo de responsabilização e compromisso com as crianças e adolescentes.

O programa será permanente e o material (cartilhas, cartazes e folders), enviado pelo Ministério da Saúde, já está sendo distribuído nas escolas. O PSE terá como parceiros representações do Governo Estadual, Entidades da Sociedade Civil que trabalham com adolescentes em Pernambuco e representantes do Ministério da Saúde e do MEC.

Instituído através de um Decreto Presidencial (nº 6.286), de 5 de dezembro de 2007, o PSE é resultante da integração entre os setores da Saúde e Educação. Por meio da Portaria nº 1.861/GM, de 04 de setembro de 2008, republicada em 24 de setembro de 2008, o Ministério da Saúde criou o Incentivo ao PSE, com o objetivo de apoiar os municípios no desenvolvimento das ações de atenção básica à saúde previstas para este programa.

No município, o repasse desse incentivo representou um total de R$ 330.000,00, que serão utilizados em atividades e ações nas escolas e unidades de saúde, voltadas para o auto-cuidado e conhecimento do corpo, cultura de paz e redução de danos, educação sexual e reprodutiva.

A principal questão a ser enfrentada pelo Programa em Olinda é o elevado índice de gravidez na adolescência. Os bairros de Águas Compridas e Santa Tereza (Ilha do Maruim) serão bairros prioritários, uma vez que Águas Compridas possui índice de gravidez na adolescência acima da média do município e Santa Tereza, por já está sendo desenvolvido o Projeto Rosto, Vozes e Lugares, merecendo um olhar diferenciado pela gestão municipal.

Serviço:
Lançamento do Programa Saúde na Escola (PSE)
Local: Gabinete do Prefeito Renildo Calheiros – Palácio dos Governadores (Rua de São Bento, s/n)
Horário: 15h



Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Olinda


.

Nenhum comentário: