segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Olinda: Obras causam transtorno na Sé

DEU NO DIARIO DE PERNAMBUCO DESTA SEGUNDA-FEIRA:


Diario de Pernambuco – Segunda-feira 17/08/2009

As obras de requalificação urbana no Alto da Sé, em Olinda, um dos mais importantes pontos históricos da cidade, só devem ser concluídas mesmo no fim do ano. Pelo menos esta é a estimativa da Secretaria de Patrimônio do município. O prazo inicial do contrato previa a entrega da obra em março deste ano. O projeto está sendo executado simultâneamente em três frentes e os transtornos parecem se multiplicar, principalmente por causa das obras de embutimento da fiação. Também está sendo feita a requalificação do prédio da caixa d'água, uma construção de 1934, considerada um marco da arquitetura moderna. Ao lado do prédio já está praticamente pronta a estrutura de ferro que irá receber o elevador panorâmico. Uma passarela saindo do elevador dará acesso à cobertura do prédio, que servirá de mirante.

Há ainda a construção de um mercado de artesanato que está em fase de conclusão, na Rua Bispo Coutinho de Baixo. O mercado irá abrigar 12 comerciantes que hoje se encontram ao lado da igreja fechando a visão do Horto D'El Rey, segundo mais antigo horto botânico do país . "Nós vamos abrir uma via para fazer a ligação com a Bispo Coutinho e facilitar o acesso ao mercado", explicou a secretária de Patrimônio, Márcia Souto.

Apesar das três frentes de trabalho terem prazos diferenciados de execução, a proposta da Secretaria de Patrimônio é fazer a entrega completa da requalificação da Sé até dezembro. "Embora sejam independentes, as ações precisam ser concluídas ao mesmo tempo. Não adianta terminar o prédio da caixa d'água sem concluir o trabalho de embutimento", explicou Márcia Souto.

A montagem do elevador será feita pela empresa Otis e deverá ser iniciada ainda este mês. A proposta é que o elevador seja utilizado para dar acesso ao mirante, mas a descida será feita pelas escadas no interior do prédio. "Nós alargamos as escadas para que o público possa descer pelo interior do edifício e ter acesso às exposições que vão ser instaladas em cada um dos pavimentos", explicou a secretária.

O transtorno da obra no mês de julho significou prejuízo para os comerciantes do Alto da Sé. "O embutimento da fiação neste trecho (em frente as barracas) começou no mês passado que é o de melhor movimento por causa das férias", criticou a comerciante Alcione Sá, 34 anos. Mesmo com as dificuldades de locomoção para quem vai ao Alto da Sé a pé ou de carro, a família Castro, que veio do Rio Grande do Sul para conhecer a cidade, só tinha elogios. "Causa um pouco de transtorno sim, mas tenho certeza que é o melhor para a cidade e não há nenhum problema", ressaltou o engenheiro Gilson Castro, 43, acompanhado da mulher e dois filhos. O projeto de requalificação do Alto da Sé conta com R$ 4,5 milhões do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), sendo 20% de contrapartida do município.

http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/08/17/urbana4_0.asp


OLINDA URGENTE - MAIS DE 182.000 ACESSOS E 3.100 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

Nenhum comentário: