quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Olinda faz procissão e missa em homenagem a padroeiro

Olinda, na Região Metropolitana do Recife, para hoje em homenagem ao Senhor Salvador do Mundo, padroeiro da cidade. O dia será marcado por procissão com a imagem do santo, às 16h, seguida de missa, celebrada por dom José Cardoso Sobrinho, que entrega o cargo de arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, no próximo dia 16. Por ser feriado, lojas, escolas, repartições públicas, bancos e postos de saúde estarão fechados hoje. Apenas emergências e urgências das unidades de saúde funcionam.

Os festejos para o Senhor Salvador do Mundo tiveram início no último dia 28, com a Procissão da Bandeira e leva o tema Catequese e transfiguração, fontes de amor e salvação. Hoje, para os religiosos, é o dia da transfiguração do Senhor. As celebrações começam com um momento de oração, na Sé, no Sítio Histórico, presidido por monsenhor Valdenito Oliveira, com alvorada festiva de fogos e repique dos sinos das igrejas de Olinda, a partir das 8h. Às 16h, a procissão com a imagem do santo tem início, saindo da Matriz de São Pedro Mártir, no Carmo, em direção à Sé, onde será realizada a celebração eucarística de encerramento. Fiéis serão acompanhados, durante o percurso, pela banda da Polícia Militar.

De acordo com o coordenador da comissão da festa, Aldomiro Araújo, a missa presidida por dom José Cardoso será o último evento de grandes proporções antes da entrega do posto de arcebispo. “Estamos considerando uma despedida para ele”, assegurou.

Durante os dez dias de festa, cerca de 300 pessoas estiveram nas missas. Segundo o pároco da Matriz de São Pedro Mártir, monsenhor Valdenito, a festa teve origem no século passado e todos os anos acontece para trazer à memória dos devotos, a importância do momento. “É uma celebração para lembrarmos que um dia nós vamos transfigurar, ao sair deste mundo, como fez Jesus Cristo”, afirmou.

No fim da missa, os organizadores prometem uma homenagem a dom José Cardoso Sobrinho.



Jornal do Commercio


OLINDA URGENTE - MAIS DE 178.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

Nenhum comentário: