quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Olinda: Reunião decide como usar verba do Cirque du Soleil


Dez dias após o encerramento da temporada do Cirque du Soleil, só resta o descampado no Complexo de Salgadinho. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press

MEMORIAL ARCOVERDE // Comunidade vai opinar sobre forma de aplicação de R$ 1,2 milhão

Foram 25 dias de temporada do Cirque du Soleil no Parque Memorial Arcoverde, no Complexo de Salgadinho, em Olinda. Dez dias após o encerramento, só resta o descampado na área onde a estrutura esteve montada.

A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) tem 60 dias, contados a partir do desmonte, no último dia 7, para pôr em prática a promessa de melhorar o espaço com investimentos da própria companhia do espetáculo. A forma de aplicação dos recursos, no valor de R$ 1,2 milhão, a serem desembolsados pelo circo será definida a partir de uma discussão entre os órgãos envolvidos e a própria comunidade residente no entorno do parque.

A primeira reunião para discutir o que deve ser feito com o dinheiro, segundo a assessoria de imprensa da Empetur, está prevista para ocorrer na próxima semana, no Centro de Convenções, em Olinda. Uma das primeiras sugestões apontadas, antes mesmo da chegada do circo, foi a construção de uma quadra poliesportiva. Além da quantia que está sendo doada pelo grupo, a assessoria informouque a companhia também se comprometeu a fazer a recuperação de duas quadras de tênis e doou 500 mudas ao Espaço Ciência. O local onde foi armada a estrutura do Cirque du Soleil recebeu saneamento básico, teve a cerca que contorna o espaço substituída e o asfaltamento da área onde está prevista a instalação de quadras poliesportivas.

A vinda do Cirque du Soleil chegou a gerar uma grande polêmica por causa da necessidade da derrubada de árvores no local para comportar a montagem da estrutura. A estimativa inicial era de remover 50 árvores. Após uma série de discussões, o número foi limitado em 19, mas apenas nove chegaram a ser derrubadas de acordo com a Empetur. Para cada árvore derrubada, o acordo é fazer o plantio de três. Os locais onde serão feitos os replantios serão definidos pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH). Duas espécies vão ser utilizadas a Bougainville e Sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia). O projeto paisagístico do Parque Memorial Arcoverde é de Roberto Burle Marx. O espaço antecede a colina histórica de Olinda e está inserido em uma área de tombamento geral de 10,8 quilômetros quadrados.

No balanço divulgado pela Empetur sobre a relização do evento está contabilizada a geração de 200 empregos temporários na área de serviços e mais de 500 na construção civil. Além de seis mil diárias em hotéis e pousadas da Região Metropolitana (somente com as equipes de trabalho). Ainda segundo a Empetur, cerca de 50 mil espectadores, sendo 40% de estados vizinhos, assistiram ao espetáculo nos 25 dias de temporada. O Cirque du Soleil, que estreou no Canadá, já foi visto por mais de 9 milhões de espectadores, em 20 países. A montagem utiliza mais de 250 figurinos, 200 pares de sapatos e 500 objetos de cena, além de arrojadas plataformas invertidas suspensas, que trazem os artistas à cena. Participaram do espetáculo artistas de 15 nacionalidades, incluindo dois brasileiros.



OLINDA URGENTE - MAIS DE 180.000 ACESSOS E 3.100 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA
.

Nenhum comentário: