sexta-feira, 31 de julho de 2009

Perigrinando por Olinda


Por Allan Sales - O Menestrel do Cariri


Em 2004 resolvi voltar a andar pelo sítio histórico de Olinda no intuito de conviver com os poetas e músicos da cidade, alguns dos quais eu havia conhecido em eventos culturais no Recife. Inicialmente descobri o Centro Luiz Freire, lugar onde tem na última quarta-feira de cada mês as Quartas Literárias, projeto criado pela poetisa e atriz Silvana Menezes, um recital poético coletivo com atrações musicais, nos quais os poetas e declamadores ocupam um palco aberto a todos os presentes.

Muitas tribos poéticas presentes com ostensiva presença dos auto denominados poetas alternativos, ambiente animado e regado por bebidas comercializadas por alguns ambulantes lá instalados, e algumas vezes fornecidas pela organização do evento. Bom para conhecer pessoas, trocar idéias e testar a reação do público diante de nossa criação literária, já que o público presente é receptivo e bastante interativo conosco.

Este evento tem que findar às 22h por causa de um determinação da prefeitura implantada a pedido da SODECA(uma associação de moradores do sítio histórico) que se preocupa com o descanso da pessoas que lá moram e precisam dormir e descansar para pegar no batente, coisa que muita gente que costuma flanar pelo local não põe como prioridade.

Andei bastante em locais onde cabia meu recital e meu show musical, pessoas muito gentis e solícitas, da parte dos donos dos espaços até muita boa vontade em nos receber, porém, esbarrando na mesma desculpa de sempre: falta de recursos para um contrato assim como falta de apoio do poder municipal. Tentei fazer meu trabalho em galerias, mercados, bares e até uma simpática livraria, ficando apenas à mercê das vendas dos meus folhetos de cordel, única coisa que rolou de concreto, coisa que fiz muito declamando pras pessoas em diversos locais da cidade.

O resultado desta forma de trabalho não deu pra justificar ficar até tarde no local, tendo que me deslocar em transporte coletivo sujeito à violência urbana, ou então ter que madrugar em Olinda, coisa cansativa que não compensava o esforço com tão pequeno retorno.

Outra coisa que visitei bastante foram os recitais das tribos poéticas alternativas, bastante interessantes e inusitados estes eventos, mas com uma feição de cultura de gueto de contestação aos costumes estabelecidos e de crítica social, porém ficando restrito ao nível lúdico de congraçamento de um grupo social, com muitos excessos etílicos e outros aditivos, a poesia fazendo parte de um pacote de êxtase e catarse coletiva, uma sublimação dos desejos daqueles que não possuíam outros canais onde pudessem dar vazão à sua inquieta e contestadora produção cultural.

Foi bastante divertido, emocionante na medida certa, muitas vezes excitante e até orgástico, mas, além da esbórnia seria necessário trabalhar meus cordéis e meu show musical, coisa que não consegui.Fiz amigos, arranjei uma fogosa, doida e deliciosa namorada entre esses alternativos, mas a atmosfera neo hippie dominante não me seduziu ao ponto de permanecer tomando parte dos eventos desta divertida trupe de pândegos e pândegas amantes das artes poéticas e performáticas.

Resolvi voltar a tentar abrir meus espaços no Recife, que possui tanto amadorismo quanto Olinda, mas tem como contraponto muita gente empreendedora que acredita em nosso trabalho, apesar do Recife não ter título de patrimônio cultural da Humanidade, é aqui a maior parte da coisas acontecem. Olinda é um tesão de cidade, mas pra quem tem a vida ganha ou pra quem tem quem pague ela pra gente, o que por enquanto não é o meu caso.


http://www.luizberto.com/?p=56376#more-56376


OLINDA URGENTE - MAIS DE 176.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

Olinda: Renantique participa do Encontro


Foto: Divulgação

Evento será realizado entre os dia 05 e 12 de agosto

Com apoio do governo do Estado de Sergipe, o conjunto de Música Antiga Renantique participa dos cursos do VII Encontro de Música Antiga de Olinda, que será realizado entre 05 e 12 de agosto. Os cursos serão ministrados por professores de renome internacional, como: Karine Serafin (França – canto barroco), Mario Orlando (RJ – viola de gamba e danças renascentistas), Rodrigo Calveyra (RS/França – flauta doce), Edmundo Hora (São Paulo – cravo) e Homero Magalhães Filho (RJ/França – conjuntos instrumentais e vocais).

Estão previstos concertos do Renantique no sábado, 8, no auditório da Livraria Cultura de Recife e outro no domingo, 9, no Mosteiro de São Bento, em Olinda. O Conjunto de Música Antiga Renantique vai apresentar um repertório com canções que vão século X ao século XVI: música de danças medievais e renascentistas, músicas do tempo das Cruzadas, Cantigas de Santa Maria do rei Afonso X, música do Troubadours e Trouvéres, Carmina Burana, música Elizabetana, música da Corte de Henrique VIII, música do teatro de Shakespeare, música Franco-Flamenga do século XV, música ibérica do século XVI, música do Trecento Italiano, canções francesas do século XVI e do Livro Vermelho de Montsserrat.

Histórico

O grupo existe há treze anos e é pioneiro na pesquisa, prática e divulgação da música medieval e renascentista em Sergipe, abrangendo um repertório que vai do século XI ao século XVIII. Possui estrutura de um broken consort renascentista, com combinações de vários instrumentos de famílias diferentes (cordas, sopro e percussão), cópias autênticas de instrumentos da Idade Média e Renascença.

Integram o Renantique: Emanuel Vasconcelos (alaúde), Marcus Éverson (flautas e baixo), Pedro Marcelo (percussão), Gustavo Adolfo (viola de gamba), Ednei Arnon (tenor) e Juliana Almeida (soprano).


http://www.infonet.com.br/cultura/ler.asp?id=88193&titulo=cultura


OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

Olinda: Lançamento do livro "Peixinhos: Um rio por onde navegam um povo e suas histórias"

MUITA EMOÇÃO. CULTURA E ARTE. AMIGOS. HOMENAGEM A PESSOAS E FAMÍLIAS QUE CONSTRÓEM A HISTÓRIA DE PEIXINHOS. FOI ASSIM O LANÇAMENTO DO LIVRO DE ZULEIDE DE PAULA.

Zuleide volta a Escola Dom Bosco, 2009


Depoimento de Zuleide de Paula sobre seu livro "Peixinhos - Um rio por onde navegam um povo:

"Meu nome é Zuleide de Paula da Silva. Nasci em 23 de julho de 1944. Tenho oito filhos (Zelânia, Zélia, Zulaine, Zênia, Naide, Neide, Daniele e Reinaldo, este falecido em 1999, aos 20 anos, vítima do descaso da saúde pública para com os menos favorecidos).

A perda do meu filho me faz lutar cada vez mais para tentar dimninuir as desigualdades sociais.

Esses filhos me deram doze netos.

Apesar das condições adversas que encontrei na vida, felizmente consegui atingir um grau satisfatório nos estudos.

Sou grata ao Instituto de Educação de Pernambuco - IEP, onde cursei o ginásio, mas minha base foi na Escola Dom Bosco, de Peixinhos.

A publicação deste livro é uma das minhas realizações mais profundas.

Não tem a pretensão de ser definitivo nem completo.

Certamente constitui um pequeno recorte de alguém que mantém com Peixinhos uma relação de afinidade e carinho e que encontrou em seu caminho pessoas e fatos que lhe motivaram a escrever uma, dentre tantas possíveis histórias deste lugar.

Em julho de 1990, ocorreu-me um fato curioso. Ouvi de alguém, durante uma reunião na comunidade, a pretexto de um assunto que estava sendo discutido, a seguinte frase: não tenho recalques e nem frustrações.

Aí pensei: será possível?

Olhamos em nossa volta e lá estavam os recalques, as frustrações, os desejos contidos, as mágoas, as invejas, os ciúmes.

Felizmente, no mesmo lugar estavam, também, as belas recordações, a gratidão, o amor, a saudade, as histórias vividas e a força de um povo que se une e se organiza.
Todos devem escrever uma história, de preferência real.

Pois todo ser humano tem sua história.

Esta é a minha, que também poderá ser a sua.

E eu pedi a Deus, aos bons anjos, santos e espíritos de luz, ajuda e orientação para passar para o papel não só as dores, mas também o prazer de tudo que faz parte da história de Peixinhos.


LIVRO RESGATA A HISTÓRIA DE PEIXINHOS A PARTIR DA VIDA DO SEU POVO





O poeta Ivan Almeida recitou um poema, de sua autoria, sobre o Rio Beberibe



Zuleide de Paula e o vereador de Olinda Marcelo Santa Cruz

O professor, radialista e jornalista José Mário Austregésilo






Donana, presidente do PT de Olinda

João Higino, Seu João do Sorvete, foi um dos homenageados



Aristóteles de Paula

O poeta Oriosvaldo Limeira de Almeida

Ovídio Ferreira de Paula



OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

Olinda: Blog "Acerto de Contas" realiza chat com Renildo Calheiros


O BLOG "ACERTOS DE CONTAS" REALIZOU CHAT (ENTREVISTA, BATE-PAPO) COM O PREFEITO RENILDO CALHEIROS DE OLINDA:

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:07
Bom Dia a todos os leitores do Acerto de Contas. É um prazer estar com vocês e espero que nossa conversa possa esclarecer vários assuntos importantes que interessem à população de Olinda

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:10
Prefeito, bom dia ! Tenho algumas questões, mas pretendo começar pela que considero mais grave:

O transbordamento do canal do Bultrins é endêmico. Quando chove um pouco mais, a Rua São Miguel e adjacências ficam debaixo d´água e intransitáveis, dificultando a vida de quem sai de Olinda rumo ao trabalho. Os governos anteriores tentaram mas não conseguiram solucionar o problema. Qual é o plano do teu governo para o caso ?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:27
Daniel,

agradeço a pergunta. A resposta para esse tema é longa, mas é importante nos aprofundarmos.

Olinda é uma cidade situada ao nível do mar, cortada por mais de 30 canais, com muitos córregos, lagos e restos de lagoas. Vários desses canais não têm a declividade necessária para a água chegar até o mar. Além disso, Olinda é uma cidade com muitas áreas demorro, sempre que chove dois fenômenos graves se juntam: primeiro, é o que o lençol freático, que já muito alto na cidade e faz com que a cidade permaneça encharcada durante muito, logo se eleva e traz a água até a superfície. O outro fenômeno é que água que desce da parte alta traz com ela volume considerável de sedimentos, que obstrui a passagem da água e vai entupindo as galerias e canais.

O Bultrins é um excelente exemplos desses fenômenos. Veja que algumas famílias sobrevivem retirando a areia de dentro do canal do Bultrins para vender. Esse é um fato que pode ser visto por todos que passam pela avenida Chico Science. Mesmo assim, a calha nunca aumenta, isso dá uma ideia da quantidade de sedimentos que são depositados ali diariamente.

Contudo, o Bultrins, o canal do Fragoso e o canal do rio Doce, irão passar por um processo de transformação muitpo grande. Esses canais estão incluídos em um projeto do PAC, que já foi aprovado. O primeiro trecho, exatamente o canal do Bultrins já está sendo licitado. Será feita a calha do canal,a desobstrução dele e serão removidas algumas casas que impedem que a máquina de limpeza tenha acesso ao canal, o que facilitará a limpeza e a manutenção.

Os outros dois trechos, Fragoso e Rio Doce, estão em fase de elaboração do projeto. Serão alargadas as calhas deles e, em suas margens, serão construídas 2 avenidas ligando a PE-15 à ponte do Janga. Esta obra do PAC não é a fundo perdido, é um financiamento que está sendo feito pelo Governo de Pernambuco para ajudar Olinda.

Há muitos outros detalhes, mas a resposta ficaria ainda mais longa.

Marcelo disse:
30/07/2009 às 11:15
Renildo
Com sinceridade, o que acha de Roberto Freire?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:28
Pula essa…

Maurício Barbosa disse:
30/07/2009 às 11:19
Prefeito Renildo
O senhor não acha que a construção da ciclofaixa foi um erro? Ando de bicicleta ali e ficou muito perigoso.
Pretende mexer ali e transfomar em uma ciclovia de verdade?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:34
Em todos os lugares do mundo os gestores vêm procurando caminhos para que as cidades tenham mais áreas de lazer, de esportes e áreas para que as pessoas possam ter uma vida saudável.
Nosso problema na orla é que temos uma luta permanente com o mar.

Nossa avenida na orla é muito estreita, muito diferente de Boa Viagem. A ciclofaixa foi uma conquista, mas reconheço que é insuficiente. Tenho para você, Maurício, uma excelente notícia: depois de muitos anos de luta, conseguimos os recursos para um projeto que vai melhorar muito a orla de Olinda. Em primeiro lugar, a praia será urbanizada até a ponte do Janga, com a construção de uma avenida no trecho Casa Caiada - Rio Doce, serão construídos 11 banheiros modernos nesse mesmo trecho, todas as perdendiculares à beira-mar ainda não calçadas receberão calcamento. Além disso, será construía a ciclovia e uma pista de cooper do Bairro Novo até a ponte do Janga. Trata-se de um projeto arrojado,m que vai custar R$ 20 milhões, já assegurados pelo ministro do Turismo, que esteve em Olinda no dia 10 de junho para anunciar o projeto.

A primeira fase das obras começa ainda este ano e sua conclusão está prevista para o final de 2010. Serão feitas obras de contenção do avanço do mar em 3 trechos, o que permitirá a construção da avenida.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:49
Pernambuco, a despeito de ser o estado mais importante do Nordeste, perde feio para todas as outras capitais no quesito orla turística.

O turista vai na orla de capitais menores como Maceió, João Pessoa e São Luís ( Natal e Fortaleza nem se comenta) e fica extremamente satisfeito com o que esses lugares podem oferecer em termos de lazer e gastronomia. Já em Olinda… Se serve de consolo, Boa Viagem não é lá essas maravilhas também.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:51
Escrevi “Pernambuco”, mas na verdade quis me referir à capital e região metropolitana.

Gilson Raimundo disse:
30/07/2009 às 11:20
Prefeito, moro no Recife, mas trabalho em Peixinhos por onde passo todos os dias na avenida Presidente Kennedy. Vi que as obras começaram lá. Vai ser uma coisa parecida com a Avenida Conde da Boa Vista???

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:43
Gilson,

não. A avenida pres. Kennedy ficará parecida com a avenida Caxangá, com um corredor de ônibus na parte central, nos dois sentidos. O problema é que essa avenida é estreita para a construção dos corredores, pois se você só tiver de cada lado duas faixas, uma para carro e outra para ônibus, quando o ônibus parar o que vem atrás não teria como passar. Daí, é necessária mais uma faixa para os ônibus, como é na Caxangá. A solução foi alargar a Kennedy em frente às paradas.

No sentido Pan-Nordestina-Águas Compridas o alargamento será no lado direito. Ao todo serão 8 paradas.

A dificuldade é que as lojas precisaram ser recuadas. Em alguns trechos, isso foi feito de maneira negociada. Em outros, gerou uma demanda judicial. Daí, a demora. Para quem observa atentamente, é possível perceber que em alguns pontos o recuo já foi feito. Em outros, está sendo feito agora.

Esta é uma obra do Pró-Metrópole, em parceria com o Governo do Estado. E a avenida vai ficar muito bonita.

Quero fazer mais um comentário a respeitos dos buracos da kennedy, que você muito educadamente não comentou. Sei que causam muitos transtornos e desconforto. A empresa que está contratada para o serviço, estava aguardando 4 ou 5 dias consecutivos de sol, pois com chuva constante não há como aplicar asfalto em grandes extensões, contudo nós estamos agindo com muita firmeza e esses problemas em breve estarão solucionados.

João disse:
30/07/2009 às 11:22
Renildo, o que você está achando da crise no senado? Acha que Sarney deveria sair?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:48
João,

a crise do Senado é eminentemente política. O senado é o território preferido pela oposição e pela mídia, pelo fato da oposição ter a metada das cadeiras do senado.

Esta crise está ligada a 2010. Só para se ter uma ideia, se você for na memória e lembrar da crise anterior, foi exatamente nela que a oposição derrubou a CPMF, subtraindo 40 bilhões que hoje fazem falta à Saúde Pública do Brasil. O presidente Lula tem consciência disso, daí o posicionamento firme dele.

No Senado, estão parte dos políticos mais experientes do Brasil. Em geral, ex-governadores. Espero que eles tenham maturidade para superar a crise e tirar lições que aprimorem o funcionamento do Senado e fortaleça ainda mais a democracia brasileira.

Bruno Muniz disse:
30/07/2009 às 12:04
“subtraindo 40 bilhões que hoje fazem falta à Saúde Pública do Brasil”

pelo oq eu soube, uma quantia ínfima ia para a saude…o resto ia pro bolso de alguns.

Poliana disse:
30/07/2009 às 11:23
Bom dia prefeito!

Gostaria de saber se existe algum projeto para calçamento de ruas em Ouro Preto?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:52
Bom dia Poliana,

quero lhe dizer que sim. Ouro Preto é um bairro pelo qual tenho um carinho muito grande, já andei pelaas ruas de Ouro Preto.

Na semana que vem, entraremos no bairro com uma operação tapa-buraco. No verão, iremos executar o calçamento de algumas ruas e a construção de algumas áreas de lazer. Quero também dizer que na obra da construção do viaduto no Giradouro, nós asseguramos o paisagismo do canteiro central da PE-15, que vai ficar a coisa mais linda do mundo!

João disse:
30/07/2009 às 11:27
Existe algum projeto para requalificação da Vila Olímpica? Moro em Rio Doce e acho que a área precisa de mais cuidados. A pista de cooper, por exemplo, está cheia de buracos.

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:59
Sim, João, existe!

Estive na Vila Olímpica há alguns dias, visitei todas as instalações - a piscina, o ginásio, os banheiros, as quadras de areia, a pista de cooper - e me reuni também com o pessoal do projeto Criança Esperança. Estamos finalizando o projeto de requalificação da Vila Olímpica, mas não tenho ainda os recursos. Vamos fazer logo que o verão começar, algumas pequenas intervenções com recursos próprios para melhorar os equipamentos existentes.

Inscrevi também a Vila em um projeto no Ministério da Justiça, que está sob análise. .Aguardo a aprovação, mas quero assegurar que a Vila Olímpica será revitalizada.

CINTHIA CARVALHO disse:
30/07/2009 às 11:31
Prefeito, nos últimos dias vejo que o policiamento militar foi reforçado nas áreas de Olinda com os Alunos da Polícia militar, o que tem nos dado uma sensação de segurança nas ruas da nossa cidade, pergumto então se existe alguma parceria com o governo do estado para fortalecer a segurança da nossa cidade, pois no bairro de Jardim Atlântico mesmo, em qualquer horário está tendo assaltos, e estamos necessitando urgentemente de reforço na segurança do bairro.

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:08
Existe sim, Cinthia.

Primeiro, quero reconhecer o empenho do governador Eduardo Campos na área de Segurança Pública. Ele vem aumentando os efetivos da polícia e melhorando os equipamentos, contudo nosso grande desafio é com nossos jovens. Precisamos vencer a luta contra a droga e contra o crime, daí estamos organizando um audacioso na área de esportes e na área da cultura.

Vamos construir dezenas de quadras esportivas nos bairros, quatro grandes escolas e dois grandes centros de educação infantil, além de centros culturais nos bairros para dar aos nossos jovens a oportunidade de praticar algum esporte, de conhecer algum instrumento musical. Vamos também fortalecer alguns movimentos, como os grupos de teatro e grupos esportivos.

É preciso que o nosso jovem desperte interesse por algum projeto cultural, esportivo ou profissional. Enquanto ele não despertar para alguma coisa, você não constrói a alavanca de que falava Arquimedes.

Bruno Muniz disse:
30/07/2009 às 12:14
Na teoria o projeto é ótimo.
Mas quando sai do papel ? Quando começa essas construções de quadras, centros culturais ?

Bruno Muniz disse:
30/07/2009 às 11:35
aproveito para colocar a pergunta levantada no outro post por “Francisco Bonifácio”, pois tambem quero saber a resposta:

Por Francisco Bonifácio:
Tô doido prá saber quando é que le vai mudar as lãmpadas da cidade e colocar no minimo uma iluminação decente e correta de 100W ou mais.
Não aguentamos mais , tanta escuridão em Olinda, nem no tempo da colonização portuguesa.
Se esse prefeito não fizer nada , nem conte com o meu voto!
E.T. - Abra processo administrativo para saber quem licitou aquelas lamparinas de 25w para nossa cidade.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:44
Renildo, por que a cidade é tão mal iluminada ? Andar a pé, à noite, pelas ruas de Bairro Novo e Casa Caiada tornou-se uma atitude imprudente, visto que a escuridão provê um cenário perfeito para a ação de assaltantes e estupradores. Não dá para melhorar a iluminação da cidade ?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:13
Meus caros Daniel e Bruno Muniz,

dentro de alguns dias, estará saindo o edital de licitação para a área de Iluminação em Olinda. Espero melhorar muito este serviço, pois reconheço que uma boa iluminação deixa a cidade mais bonita e oferece melhores condições para uma segurança mais adequada.

Embora a questão da segurança pública seja de responsabilidade do Governo do Estado, pois é ele quem tem orçamento para isso, a PM e a Policia Civil, estamos inscrevendo a cidade de Olinda em vários programas federais. Iremos também aumentar o efetivo e capacitar nossa Guarda Municipal para que ela, com a presença nas ruas e interagindo com a comunidade, auxilie nesse esforço que está sendo desenvolvido pelos governos do Estado e Federal.

Gilson Raimundo disse:
30/07/2009 às 11:50
Prefeito, ainda sobre as vias da cidade, e a perimetral? Existe projeto para melhorar o acesso?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:18
Gilson,

a Perimetral é uma via estadual muito importante para a cidade. É também um dos nossos gargalos. no inverno, são abertos muitos buracos, causando muitos transtornos. Fizemos várias operações tapa-buraco, mas com a chuva os buracos abrem novamente, pois a Perimetral não tem serviço de drenagem. Nós procuramos o DER e estamos propondo uma parceria para fazermos a drenagem e ainda a duplicação da Perimetral. Ela é importante não só para Olinda, mas a Região Metropolitana. Esse é mais um dos problemas que nós não temos como resolver se não conseguirmos o dinheiro no Estado ou na União, porque Olinda, com a arrecadação que possui, não tem recursos próprios para obras caras. A solução é essa que estamos buscando: convencer o DER a realizar a obra.

Com os nossos recursos, o máximo que se consegue é tapar os buracos.

Nathalia disse:
30/07/2009 às 11:52
Renildo
Por que não aproveita e chama Pierre Lucena para ser Secretário de Educação?
Nós professores não merecemos estes petistas.
Boa sorte
FUI

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:19
Sua ideia é muito boa, mas o Pierre ganha um salário muito alto na universidade e no Acerto de Contas, contudo vale a ideia! É um assunto a ser analisado.

mar disse:
30/07/2009 às 11:52
Prefeito qual medida o Senhor adotará para melhorar o transporte coletivo dos moradores de Olinda. Falo da implantação de corredores de transporte, terminais de integração, etc. Qual projeto a prefeitura está tomando nesse sentido?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 13:00
Mar,

Além do corredor da Kennedy, já falado antes, estamos estruturando a Integração do Caenga e um audacioso projeto de transporte coletivo nos Altos que, dentro de alguns meses, irá receber vans novas e microônibus novos, com ar-condicionado.

Estamos também estudando alternativas de alterações viárias para melhorar o trânsito em vários corredores da cidade.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:53
Renildo, uma última questão: a recente reurbanização da área do fortim já está apresentando problemas pois os carros e ônibus agora trafegam pela pista de paralelepípedo, que está afundando (era óbvio que não aguentaria o peso do tráfego intenso). Por que isso aconteceu ? Não estava previsto no projeto ?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 13:05
O calçamento do Fortim está com problemas devido a erros da empreiteira contratada, mas a procuradoria-geral da prefeitura está tomando as medidas cabíveis para que a questão seja corrigida. Para tanto, a última parcela do pagamento dessa empresa está suspenso e só deverá ser feito após a resolução do problema.

Artur Ugiette disse:
30/07/2009 às 11:54
Bom dia. gostaria de saber do Sr prefeito, quais os projetos que estão sendo planejados para a Copa da 2014, se ha algum projeto em conjunto com as outras cidades da RMR para valorização do patrimonio cultural(enorme da RMR) e qual a sua visão sobre a copa de 2014 na vida da população de PE…

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:35
Artur,

nós estamos fazendo um grande esforço para melhorar a infra-estrutura turística de Olinda, com vários projetos em andamento. Só para citar alguns: a requalificação do Fortim, a requalificação da Sé, a já mencionada urbanização da orla, a implantação do pier Olinda que está em fase final de eslaboração do projeto, a ampliação do nosso calendário cultural e outros projetos que estamos estruturando. São necessários, contudo, fortes investimentos em nossa rede hoteleira, pois Olinda não pode apenas ser visitada pelo turista como pe hoje. Olinda precisa receber o turista.

É preciso um grande projeto que dê a Olinda essa estrutura. estou trabalhando muito nisso, mas não é o caso de revelar isso agora porque não há as coisas não estão consolidadas. Quero aproveitar para dizer que estamos finalizando um projeto de lei que irá permitir o transporte coletivo turístico na Cidade Alta para implantarmos as “jardineiras” que são utilizadas em algumas cidades turísticas pelo mundo afora. Isso irá permitir que o turista possa visitar todos nossos pontos históricos e áreas de interesses turístico sem precisar fazer grande esforço físico e de maneira confortável, com o tratamento adequado.

Em poucos dias, apresentaremos publicamente o projeto para ser discutido, criticado, melhorado e implantado.

Mário Lemos disse:
30/07/2009 às 11:55
Renildo, a Folha de Pernambuco traz hoje uma matéria com a ex-prefeita Luciana Santos, que não renega uma possível participação do PCdoB na disputa pelo Senado. Há realmente esta chance de compor com a coligação do governador? Não já tem muito peixe grande brigando para entrar nessa disputa?
_____________________

Nota do blog:
A matéria citada pelo leitor Mário Lemos está em nossa clipagem local de hoje. Aos que desejarem lê-la, basta clicar no seguinte link:

http://acertodecontas.blog.br/clipagem/luciana-pcdob-e-uma-opcao/

Att.
André Raboni
Redator do blog

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:40
Mário,

Pernambuco tem uma representação que não corresponde ao quadro político real do estado. Aqui, Lula tem uma aprovação de quase 90%. Pernambuco é o estado da federação que mais está recebendo obras de infra-estrutura do Governo Federal. Na contramão da história, os 3 senadores de Pernambuco são os opositores mais radicais do presidente Lula. Na próxima eleição, tenho certeza que Pernambuco irá corrigir essa distorção e teremos 2 senadores do nosso campo representando Pernambuco.

A Luciana é, hoje, um nome que também tem essa dimensão, contudo é necessário politicamente considerarmos outros fatores. Esta eleição pe casada, conjunta, para presidente, governador etc… E devemos considerar a harmonia e a unidade de nossas forças, deixando o governador Eduardo Campos no comando do processo e em condições políticas de montar a melhor chapa.

As disputas antecipadas e exarcebadas é um desserviço às nossas forças e à nossa vitória. Penso, portanto, que o caminho natural para a Luciana é disputar um mandato para deputado federal.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:57
Prefeito, pra finalizar, tô vendo nas fotos que você está rodeado de tricolores ilustres (Pierre, Anizio e Inácio França). Não vai me dizer que voce torce pela “coisa” - rs rs rs rs

Anizio Silva disse:
30/07/2009 às 12:18
Daniel, embora não seja verdade, mas valeu pelo “tricolor ilustre”.

O prefeito torce para um clube de tons róseos; pelo jeito - e se tudo der certo para o Mais Querido - nos encontraremos em 2011, na série B…

Marco Bahé disse:
30/07/2009 às 12:24
Anizio,

Pode até ser que o Náutico caia para série B em 2011. Difícil está é o Santinha subir até lá…

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:23
Daniel,

Eu sou torcedor no Náutico. Achando pouco o sofrimento, fundamos o Olinda futebol Clube, que vai disputar a segunda divisão do Campeonato Pernambucano em 2010, o que já está acertado com o presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira. A cidade vai entrar no contexto futebolístico de Pernambuco e terá 2 equipamentos importantes: o Olindão, no Jardim Brasil - que foi reformado e vai agora receber arquibancada para 3 mil pessoas - o novo estádio em Rio Doce, com capacidade aproximada para 15 mil pessoas, cujas obras já começaram e, a partir de setembro, quando o verão consolidar irá acelerar o processo de construção. O estádio ficará pronto no primeiro semestre de 2010.

Zeka Lima disse:
30/07/2009 às 12:13
Sr. Renildo, eu não sou residente de olinda estava apenas acompanhando o chat, mas já que citaram o SENADO… O senhor falou da briga pela CPMF, o corte que foi feito. Quando o PT/PCdoB eram oposição foram contra a CPMF, e enquanto situação brigaram pela não extinção da mesma. De todo modo quem era situação na época, hoje brigou pelo corte. Quando será possível discutir qualquer assunto da administração pública de maneira administrativa e não política ?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:55
Zeka,

tenho a mesma esperança que você!

Mas vamos as fatos: a CPMF era uma realidade, arrecadava quase R$ 46 bilhões, dinheiro que entrava na conta da União diariamente. Esses recursos eram aplicados principalmente na saúde, mas também em programas sociais como o Bolsa-Família, entre outros.

Era um dinheiro arrecadado dos mais ricos, principalmente das grandes transações financeiras das grandes empresas e distribuído para beneficiar os mais pobres, ou seja, as pessoas beneficiadas pelos programas sociais e usuários do sistema público de saúde. Em um País, com tantas desigualdades, se você tivesse que acabar com algum imposto, não deveria ser esse.

Só para você ter uma ideia, há um caso muito conhecido porque foi noticiado na época. Um grande empresário de Goiás ofereceu um jantar em Brasília porque, com a queda da CPMF, a empresa dele numa só tacada fez uma economia de 4 milhões e 800 mil por ano.

Qual a realidade da Saúde Pública hoje? Apesar dos esforços feitos, é crise para todo lado. Ressalvado o mau gerenciamento em um ou outro lugar, quase sempre a origem dos problemas são os poucos recursos disponíveis

Márcio disse:
30/07/2009 às 12:35
Renildo,

E a 5ª etapa de Rio Doce? Há algum projeto para calçamento daquelas ruas ou o povo daquela área vai continuar sendo beneficiado apenas com patrocínio para quadrilhas e troféus para torneios de futebol, como faz o Sr. Biai e alguns vereadores? Obrigado.

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 13:10
Temos sim, Márcio.

Estamos organizando projetos para calçar algumas ruas em Rio Doce e Jardim Atlântico.

Pierre Lucena e Marco Bahe disse:
30/07/2009 às 12:36
Pessoal
Estamos fechando o chat, pois já passa de 12:30h.
Renildo vai responder as perguntas que ainda estão no ar.
O Acerto de Contas agradece a participação do Prefeito, e de todos os leitores que participaram.
Abraço

Pierre e Marco

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 13:13
Quero agradecer a todos pela atenção e pelo debate de alto nível. Contudo, quero me desculpar pela demora em algumas perguntas, mas explico que essa lentidão foi causada por Pierre e Bahé, que puxavam assunto o tempo todo, distraindo o entrevistado.

abraço a todos!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Olinda: Jardim Atlântico - Um bairro abandonado





As ruas Professor Milton Santos e Rodizita, a Avenida e a travessa Rubi Vermelho, no Jardim Atlântico, se encontram em total abandono. O nosso repórter Siqueira da Moto manda o pedido de socorro.


.

Olinda: Título de Cidadão para o Coronel Menezes

CIDADANIA - O presidente da Câmara de Olinda, Marcelo Soares, preside, às 19h de hoje sessão de entrega do título de cidadão ao coronel Antônio Menezes da Cruz. A proposta é do vereador José Carlos Rosas.


Colna de Magno Martins - Folha de Pernambuco


.

Olinda: Peixinhos - um rio por onde navegam um povo e suas histórias


Peixinhos

O relato de vida da líder comunitária Zuleide de Paula (foto) serviu de base para a produção do livro Peixinhos: um rio por onde navegam um povo e suas histórias, que resgata a história da comunidade. Será lançado, às 18h30, na refinaria multicultural


Jornal do Commercio - JC nas Ruas


.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Olinda: MIMO abre inscrições para oficinas e workshops de música

A Mostra Internacional de Música em Olinda será de 1 a 7 de setembro

Da Redação do pe360graus.com

Estudantes de música de todo o Brasil já podem se inscrever para participar da Etapa Educativa da 6ª edição da Mimo (Mostra Internacional de Música em Olinda), que ocorre de 1 a 7 de setembro.

As inscrições podem ser feitas no site da Mimo 2009. A lista dos aprovados será divulgada a partir do dia 15 de agosto de 2009, no mesmo site.

A Etapa Educativa oferece oficinas de formação de orquestras, master classes, workshops e Mimo para iniciantes, este último realizado em oito escolas da rede pública de Olinda.

Como nos anos anteriores, a Etapa Educativa será coordenada pela violinista Ana de Oliveira, spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), em parceria com o maestro Caio Cezar, violonista do Trio de Câmara Brasileiro.

Entre as novidades em 2009 está o convite ao pernambucano Maestro Duda, que atuará como o compositor residente do festival. Duda terá parte de sua extensa obra estudada nas oficinas de formação de orquestra e executada, no concerto final da Etapa Educativa, pela Orquestra Mimo, formada por músicos participantes das oficinas.

Veja abaixo a lista de cursos, professores e pré-requisitos para inscrição:

» Curso de regência

Vagas: 15 para executantes, até 150 vagas para ouvintes
Pré-requisitos: Envio de Material em DVD ou VHS, com registro de imagens do candidato em atividade de regência com uma peça de livre escolha. Currículo detalhado e cartas de recomendação.
Professor: Isaac Karabtchevsky. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa será a orquestra residente.
Período de atividades: 1 a 6 de setembro de 2009
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Santo Antônio, Recife
Horário: 9h às 12h30 e 15h às 17h
Concerto de encerramento: 7 de setembro - Igreja da Sé, Olinda, 11h30
Repertório: L. Beethoven: Concerto para piano nº 5, em Mi bemol; H. Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras nº 4; e R. Schumann: Sinfonia nº 4, em ré menor

Observações: Segue a estrutura pedagógica do curso que Karabtchevsky ministra há nove anos no Festival de Riva Del Garda, na Itália. Na Mimo, a proposta é enfocar o aprimoramento do gestual e estimular em cada aluno a capacidade de liderança. Oito alunos regentes serão escolhidos para assumir a batuta da orquestra no concerto de encerramento que faz parte do calendário oficial da mostra.


» Master classes

Vagas: variam de acordo com a especialidade (ver período de atividades)
Pré-requisitos: Envio de Material em DVD ou VHS ou CD, com a interpretação de uma obra de livre escolha e análise curricular, com no mínimo cinco anos de prática em instrumento.
Professores: Luiz de Moura Castro e integrantes do St. Petersburg String Quartet (Rússia) e do Art Metal Quinteto.
Local: Conservatório Pernambucano de Música (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro, Recife)

Observações: destinadas a atender profissionais de música e conjuntos de câmara interessados em apurar a técnica e a interpretação, através de um trabalho individual com mestres que participam da Mimo. As aulas são abertas a alunos do país e do exterior, com o mínimo de cinco anos de estudo musical atestados. Cabe aos alunos indicar o repertório a ser esmiuçado e, quando necessário, os músicos acompanhadores.

Período de atividades:

- Piano (Professor Luiz de Moura Castro)
Vagas: cinco para executantes, 30 para ouvintes
Dia 3/9, das 9h às 12h30

- Violinos (Professoras Alla Aranovskaya e Alla Krolevich, integrantes do St. Petersburg String Quartet)
Vagas: seis para executantes, 30 para ouvintes
Dia 03/09, das 9h às 12h30

- Viola (Professor Boris Vayner, integrante do St. Petersburg String Quartet)
Vagas: cinco para executantes, 30 para ouvintes
Dia 03/09, das 14h às 17h30

- Violoncelo (Professor Leonid Shukayev, integrante do St. Petersburg String Quartet)
Vagas: cinco para executantes, 30 para ouvintes
Dia 03/09, das 14h às 17h30

- Trombone (Professor: Marco Della Fávera, integrante do Art Metal Quinteto)
Vagas: cinco para executantes, 30 para ouvintes
Dia 04/09, das 9h às 12h30

- Trompete (Professor David Alves, integrante do Art Metal Quinteto)
Vagas: cinco para executantes, 30 para ouvintes
Dia 04/09,das 14h às 17h30

- Tuba (Professor Eliezer Rodrigues, integrante do Art Metal Quinteto)
Vagas: cinco para executantes, 30 para ouvintes
Dia 04/09, das 14h às 17h30


» Oficinas de formação de orquestras

Vagas: 40 executantes por oficina (exceto para a oficina de Percussão Sinfônica, com 15 executantes)
Pré-requisitos: análise curricular. O candidato deverá ter no mínimo três anos de prática em instrumento.
Período de atividades: 1 a 5 de setembro de 2009 (aulas)
Horário: Aulas Oficinas – das 9h às 12h; Ensaios Orquestra MIMO – das 14h às 17h
Local: Convento de São Francisco (Rua de São Francisco, 280, Olinda)
Concerto de encerramento: 6 de setembro

Observações: este ano, a cadeira de 'Compositor Residente' será ocupada por Maestro Duda, 74 anos. Considerado um dos nomes mais expressivos do frevo, Duda vai reger e trabalhar sua obra sinfônica e camerística à frente da Orquestra Mimo, durante a semana do festival. O resultado será visto no concerto final dos alunos, que faz parte da programação oficial da Mimo 2009.

Atividades das oficinas:

- Oficina de Cordas Friccionadas (Professor Nayran Pessanha)
Instrumentação: Violino, viola, violoncelo e contrabaixo
Repertório: Steven Griffin - Concerto Grosso para percussão e cordas; Cesar Guerra Peixe – Petrópolis de Minha Infância

- Oficina de Cordas Dedilhadas (Professores Marco César e Adelmo Arcoverde)
Instrumentação: cavaquinho, bandolim, viola de 10 cordas, violão de 6 cordas e contrabaixo
Repertório : Maestro Duda - Os Monges de St. Thomas; Adelmo Arcoverde - Prelúdio nº 4 para viola de 10 cordas e orquestra de cordas

- Oficina de Madeiras (Professora Elione Medeiros)
Instrumentação: flauta, oboé, clarineta, fagote e trompa
Repertório: W. A. Mozart – Sinfonia Linzerm; Maestro Duda – Suíte ano 2000

- Oficina de Metais (Professores Antonio Augusto e João Luiz Areias)
Instrumentação: trompete, trombone, bombardino, trompa e tuba
Repertório: Paul Dukas – Fanfare; Obras de Maestro Duda

- Oficina de Percussão Sinfônica (Professor Rodrigo Foti)
Instrumentação: tímpano e percussão sinfônica
Repertório: Charles Wuorinen - Prelude and Fugue for 4 percussionists; Claude Debussy - Debussy’s Day at the Fair Gamelan Inspirations for Mallet Quartet - arr. Gary P. Gilroy


» Workshops

Vagas: 40 para ouvintes
Pré-requisitos: análise curricular.
Local: Conservatório de Música de Olinda (Travessa Pan Nordestina, s/n - Olinda (próximo ao Centro de Convenções)

Observações: com o objetivo de estimular a criação musical, a busca por uma linguagem própria e o estudo de repertório brasileiro de diversas origens, a MIMO promove encontros informais entre solistas e alunos dispostos a trocar experiências relacionadas à atividade musical, como métodos de estudo, cuidados com os instrumentos e particularidades da carreira.

Atividades dos workshops:

- Violino (Professores Didier Lockwood (França) e Ricardo Herz)
Dia 02/09, 9h - 12h30

- Manutenção e Conservação de Instrumentos de Sopros (Professor Sávio Novaes)
Dia 03/09, 14h - 17h30

- Violão e Guitarra – Além das Montanhas (Professores Toninho Horta)
Dia 03/09,14h - 17h

- Música de Câmara Popular Brasileira (Professores Alessandro Valente, Caio Cezar e Pedro Amorim, do Trio de Câmara Brasileiro)
Dia 04/09, das 14h - 17h30

- Técnica em Pandeiro (Professor Sérgio Krakowski)
Dia 05/09, 9h - 12h30

- Recursos Vocais Aplicados ao Jazz Moderno (Professor David Linx, da Bélgica)
Dia 05/09, das 14h às 17h30

- Piano (Professor César Camargo Mariano)
Dia 06/09, das 9h às 12h30

- Bandolim Brasileiro, técnica e interpretação (Professor Pedro Amorim)
Dia 06/09, das 9h às 12h30


» Mimo para iniciantes

Desde 2004, crianças de oito a 12 anos da rede pública de ensino de Olinda recebem aulas do violinista Jerzy Milewski, polonês naturalizado brasileiro, e da pianista catarinense Aleida Scheweitzer. Pela quinta vez consecutiva, a dupla vai apresentar à garotada um panorama da música ocidental, incluindo os principais compositores eruditos do mundo.



OLINDA URGENTE MUDOU DE ENDEREÇO:

http://www.onordeste.com/blogs/index.php?id_user=5



.

Olinda: Dois são mortos e uma mulher é ferida

Manoel Guimarães

A violência atacou o bairro de Rio Doce, em Olinda, na noite de anteontem. Dois homens foram assassinados a tiros naquele local. Em um dos crimes, uma mulher foi vítima de uma bala perdida. Um dos crimes ocorreu na rua 26, na 5ª Etapa, por volta das 21h. O comerciante Otonael José Faustino, de 37 anos, foi assassinado a tiros no local. Ele era dono de um fiteiro nas proximidades e já havia morado naquela área, antes de se mudar para o bairro de Arthur Lundgren 1, em Paulista. A família da vítima mora no bairro do crime.


Segundo populares, dois homens chegaram ao local a pé e efetuaram os disparos. “A população nos contou que o filho da vítima teve um problema com alguém e o pai foi tomar satisfação. Aí, pegaram ele”, resumiu um policial do Serviço Reservado, que , por causa da função, não pode ser identificado. Foram ouvidos três disparos. Otonael morreu na hora.

Um pouco antes, na rua Estudante Carlos Alberto, 1ª Etapa de Rio Doce, outro homicídio foi registrado. Thiago Vinícius Almeida da Silva, 26, foi encontrado morto por volta das 19h30. A vítima morava na rua Maria do Carmo Vieira, também na 1ª Etapa. No local, foi deixado apenas o telefone celular de Thiago. Um dos tiros disparados contra ele atingiu a dona de casa Tereza Cristina de Lima, 53, que mora na mesma rua. Ela foi socorrida e levada para o Hospital da Restauração (HR), mas já recebeu alta. A polícia não tem suspeitas das autorias e dos motivos dos homicídios, nem se há ligação entre os mesmos.


Folha de Pernambuco


OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

Olinda: Padroeiro festejado a partir de hoje

Marcela Alves

A partir de hoje, os fiéis olindenses darão início as comemorações da festa do Senhor Salvador do Mundo, padroeiro do município e da Arquidiocese de Olinda e Recife, que tem as ações de graça do dia 6 de agosto reservadas para ele. Até lá, durante os próximos nove dias, várias celebrações, na cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, irão festejar com muito louvor e orações o novenário dedicado ao padroeiro. O início dos festejos será marcado pela tradicional Procissão da Bandeira, que hoje, às 18h, sairá da Paróquia de São José e seguirá, em direção a Catedral da Sé.


De acordo com a coordenadora de asssuntos reçigiosos da Prefeitura de Olinda, Olinda Dorotéia Lessa, cerca 400 pessoas são esperadas para a procissão que sairá do bairro de Casa Caiada e após passar pela avenidade Getúlio Vargas subirá até o Alto da Sé pela praça Doze de Março, aonde irão terminar o cortejo na Catedral. Lá, uma missa celebrada pelapadre José Severino, da paróquia de São José irá celebrar uma missa, às 19h, que marcará o fim da procissão. “As nossas expectativas são as melhores possíveis. Até porque, normalmente, a Catedral da Sé fica lotada duramte o novenário e, principalmente, no primeiro dia”, disse Dorotéia.


Esse ano, as comemorações irão girar em torno do tema ‘Catequese e Transfiguração, Fontes de Amor e Salvação’, que pretende propocionar um clima de oração, espiritualidade e evangelização para os fiés que irão participar dos eventos proposto até o próximo dia seis, que marca o feriado no município e a Transfiguração do Senhor. No mesmo dia haverá a também tradicional procissão com a imagem de Jesus Cristo - Salvador do Mundo, que sairá da Matriz de São Pedro Mártir, às 16h, em direção a Catedral da Sé, onde será realizada a celebração eucarística de encerramento dos festejos.

TRANSFIGURAÇÃO

A transfiguração do Senhor Salvador do Mundo é expliicada, no Evangelho de São Mateus, como a aparição de Jesus, em estado glorioso, aos apóstolos João, Tiago e Pedro, no Monte Tabor, Palestina. A história conta que Jesus havia convidado os discípulos para rezar quando aconteceu a transfiguração: ele mostrou-se iluminado aos apóstolos. Ao lado de Cristo transfigurado, apareceram os profetas Elias e Moisés. Desde 1535, está instalada em Olinda, na Catedral da Sé, a Paróquia do Senhor Salvador do Mundo.


Folha de Pernambuco


OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

É assalto todo dia em Loteamento Olinda Nova (próximo às bananeiras)

A população está revoltada. Bandidos (por volta de 20 anos de idade) assaltam à mão armada na "cara de pau" o tempo todo, e não escolhem as vítimas; mulheres, adolescentes, pessoas passando à pé ou em veículos são abordadas... A polícia nunca é vista na localidade. Depois de reportagem na imprensa sobre a situação do local, o caos aumentou. Os bandidos se instalaram no local atraídos pela tranquilidade que é praticar crimes alí. Os assaltos ocorrem principalmente no horário de 17:00 às 21:00 h e quando há menos tráfego de pessoas.

(Por favor não me identifique)



OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA


.

Em nome da verdade

Ricardo Galvão (*)

No dia 10/07/2009 (sexta-feira), a Rede Globo pôs no ar, uma reportagem/denúncia em que mostrava estudantes da UFRPE fumando maconha, em uma praça do campus da universidade. Numa linha de notícia-espetáculo (sensacionalista), que vai se tornando comum na imprensa mundial e na brasileira em particular – sobretudo na tv – a repórter da Globo montou a matéria para caracterizar com as imagens e falas captadas, uma atmosfera de crime e medo ali existentes, impunimentes. A sordidez da reportagem não deixa ver de imediato as suas reais intenções, mas fica claro que a repórter jogou sujo com a desinformação e o medo da sociedade utilizando-se da ainda forte e arrogante audiência da emissora. Recortar para publicar, frases do depoimento do reitor e imagens e falas de poucos alunos e funcionários , demonstrou, no mínimo, falta de compromisso ético-profissional com a imagem e integridade dos envolvidos, com a instituição UFRPE e, sobretudo, com a sociedade que supostamente simulava informar.

A história demonstra, que se quisermos encontrar saídas honestas para o que consideramos ser nossas mazelas sociais, temos que ser antes igualmente capazes de promover um corajoso, honesto e democrático debate para tanto.

As mesmas pesquisas científicas que demonstram o crescimento do consumo de drogas ilícitas (proibidas) junto com o aumento do tráfico e do crime organizado, também demonstram que os hoje usuários de maconha, crack, cocaína etc, começaram usando drogas lícitas (legais) como bebidas alcoólicas, cigarros, soníferos etc, que são mais responsáveis por mortes, danos físicos/mentais e despesas médico-hospitalares que as drogas proibidas.

Para sermos francos, quantos não são hoje os jornalistas agora moralistas, juízes da suprema corte, senadores, deputados e até presidentes da república do Brasil e do mundo que na juventude usaram maconha e outras substâncias, e muitos ainda são, no mínimo, usuários contumazes de bebidas alcoólicas? O que rola nas madrugadas festivas de boa parte desse pessoal ? Dificilmente será água mineral e oração.

Ilegal, criminoso, desonesto e anti-social é legalizar dinheiro dos tráficos (de armas, de droga, de gente etc.) como fazem os bancos. Ou como fazem a mídia e governos que sobrevivem do dinheiro sujo da indústria do cigarro, de bebidas alcoólicas, de remédios auto-medicados, de jogos de azar etc. Ou como fazem muitos juízes e parlamentares que são pagos para fazer ou defender a lei mais usam os seus mandatos para proteger ou se associar a toda sorte de criminosos, alguns até apresentados pela imprensa como prósperos empresários.

Diante do exposto, vai ficando claro porque a mesma repórter e emissora se desdobraram tanto para expor alguns alunos e funcionários da UFRPE como delinqüentes - ignorando as graves seqüelas decorrentes - fazem tanto esforço para ocultar verdadeiros crimes cometidos contra a sociedade, como o amento de energia elétrica recém-aprovado de forma suspeita pelo Supremo Tribunal de Justiça, ou o jogo sujo que está em curso nos bastidores do senado para privatizar a Petrobras, num momento em que o país descobre uma das maiores reservas petrolífera do mundo.

O pressuposto da democracia é o direito a informação e decisão. E não podemos deixar que este direito ainda tão caro para nós brasileiros, seja subtraído por uma classe dominante que por se achar dona dos maiores meios de comunicação – todos os canais de tv são concessões públicas - se veja no “direito” de mentir, difamar, disseminar pânico e preconceitos em nome da audiência, do lucro e de seus interesses ideológicos.

Como diz o proverbio, conheças a verdade e ela vos libertará: da manipulação, da difamação, da sub-cidadania etc.

___________

Ricardo Galvão é professor e morador de Olinda


OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA
.

Olinda - Lar Transitório de Christie: 30 anos de amor ao próximo

Talvez esta seja a definição mais linear sobre o trabalho realizado pela Associação Espírita Lar Transitório de Christie (AELTC). E o começo dessa história? Há 30 anos, a professora Maria José Cabral deixou o bairro de Casa Amarela, mais precisamente, o Alto José Bonifácio para viver em Rio Doce, Olinda. No caminhão de mudanças pela poeira das ruas das Marin dos Caetés levou em seu coração um sonho: o de construir uma escola comunitária. Corações e mentes dispararam. As células cinzentas fervilharam na magia do tempo.

Sob a orientação e liderança de amigos espirituais na Doutrina Espírita, o casal José Vitorino Cabral Neto e Maria José Cabral, ambos falecidos, deram início ao Lar Transitório de Christie, entidade nascida do amor e, sobretudo, da reafirmação de afinidades não só conjugal mas também reencarnatório. No começo, mutirões foram organizados, campanhas e pedágios, recursos financeiros recebidos, através de solicitações, convites e chamados, irmãos e amigos deram as mãos. A entidade foi fundada no dia 10 de junho de 1979, em um terreno doado. O casal construiu o que se transformou em realidade.

Com recursos arrecadados, através de campanhas, colaborações e cooperações solidárias, o Lar avançou pela estrada do tempo, tornou-se um exemplo de cultivar o bem, do respeito, sem medo de ser feliz. Gerações passaram ao longo dos anos, educando e cuidando de cerca de 200 crianças de zero a seis anos e mais de 145 crianças/adolescentes de sete a quinze anos em jornada ampliada. Tudo isso em nome do amor próximo.

A cultura da paz, o respeito ao próximo, a questão de gênero, a luta contra todas as formas de exploração, violação de direitos e discriminação pautam as atividade cotidianas do Lar de Christie. “O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, porque amar ao próximo é fazer-lhe todo o bem possível, que desejaríamos que nos fosse feito. Tal é o sentido das palavras de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como irmãos” (Alan Kardec – Livro dos Espíritos, resposta referente à pergunta 886).

O mundo precisa de pessoas que olhem para frente. O que de manhã parecia fora do alcance, pode ficar mais próximo à tarde se você continuar em frente. O tempo que você usar trabalhando com paixão e intensidade aproximará você do seu objetivo. Nesse sentido a instituição que completou 30 anos tem contribuído para o aprimoramento social, prestando serviços na área da educação formal e não formal, da saúde, da assistência religiosa, valorizando a pessoa humana, e integrando crianças, adolescentes e adultos na sociedade, sem distinção e discriminação.

O departamento Neo-Natal Irmã Josefa atende mulheres mães, gestantes adolescentes e adultas de famílias cadastradas orientadas por voluntárias e uma educadora capacitada no Programa Família Brasileira Fortalecida. Nos encontros semanais, temas como: a importância da família, o direito a vida, a maternidade integral, o mundo do trabalho e a fé religiosa bem orientada fazem parte da rotina de trabalho. A oficina “Mamãe com Artes “ desenvolve a produção de artesanato como fonte de ocupação e geração de renda, e de programas para solução de conflitos familiares: violência doméstica, abuso sexual e casos de drogas ocorridos nas famílias, além do respeito mútuo e ética. Lá, também, são realizadas atividades didático-pedagógicas, para crianças em idade pré-escolar e crianças em idade escolar têm o seu aprendizado acompanhado com reforço das atividades do seu currículo por monitoras treinadas em reciclagens e capacitações.

Em verdade, as crianças têm o direito de estar completamente seguras contra o medo, o pânico, a situação real ou potencial de abuso físico e emocional. O Programa de Adoção Fraterna estimula pessoas e famílias acolhedoras para receber as crianças em seus lares, colaborando através do apoio material, moral, espiritual e ou financeiro.

Durante os 30 anos de fundação foram conquistados resultados positivos e expressivos. No cuidar/educar, por exemplo vários desafios foram superados. Novas ações, novos atendimentos, bem como aumento do número de freqüentadores. No Lar Transitório de Christie, o exercício prático é fazer o bem, ver o ser humano como irmão (a) que, em muitas situações precisa de atenção, carinho e apoio. Isso faz a diferença. Os interessados em ajudar podem ligar para os telefones 3431-4775 ou 3491-0409. Ou ir ao Lar de Christie, na IV Etapa de Rio Doce, em Olinda.



Chico Carlos é jornalista


OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

domingo, 26 de julho de 2009

Susto: Cão ataca garota em rua de Olinda

Um cão da raça Pastor Alemão atacou uma menina de oito anos que brincava na rua, no bairro de Santa Teresa, em Olinda, na tarde do último sábado. A estudante Letícia Ferreira de Lima estava na calçada de casa, na Rua da Pisa, quando o animal que passeava com o seu dono teria avançado em direção à menina. O cão chegou a morder a coxa esquerda da criança, mas acabou contido. Letícia foi levada para o Hospital Barros Lima, em Casa Amarela, onde tomou vacina e fez curativo, sem precisar de pontos. A estudante passa bem.


Diario de Pernambuco


OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

Marília: negociações com Olinda


A vice-líder do Governo na Câmara, vereadora Marília Arraes (PSB, foto), está aproveitando as tarde sem sessões na Casa para intermediar um projeto desenvolvido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado em parceria com a Prefeitura do Recife no Nascedouro de Peixinhos, que fica na divisa entre o município e Olinda. A socialista está articulando concessões de parte do terreno, pertencente ao Recife, seja utilizado pela pasta estadual. Além de intervenções pontuais no tocante ao projeto.

“Pela minha proximidade com o Governo do Estado e pelo meu trabalho como vice-líder do Governo na Câmara, coube a mim parte das negociações. Estamos trabalhando bastante nisso para que a Secretaria de Ciência e Tecnologia possa desenvolver um projeto em homenagem aos 120 anos da proclamação da República no Nascedouro, que contará com uma exposição sobre o tema “, disse Marília Arraes

A exemplo de outros vereadores, a socialista está visitando suas bases e atendendo em seu gabinete até as 13h, durante toda a semana. “Estamos mantendo o trabalho no gabinete diariamente, além de ir às comunidades para ouvir os pleitos da população, que sempre exige a presença do vereador na sua localidade”, afirmou.


Folha de Pernambuco


.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Olinda: Três homens são presos com três mil CDs e DVDs piratas em Ouro Preto






Foto: Reprodução TV

Também foram encontradas sete torres de gravação e três impressoras; segundo a polícia, trio era um dos principais fornecedores de produtos piratas do centro do Recife

Da Redação do pe360graus.com

Depois de uma investigação de três meses, policiais da Delegacia de Repressão a Pirataria apreenderam cerca de três mil CDs e DVDs falsificados, além de sete torres de gravação e três impressoras numa casa no bairro de Ouro Preto, em Olinda. Três adultos e um menor de 16 anos participavam do grupo.

Foram presos José Carlos Simões da Silva (foto 3), 54 anos, que era o dono das máquinas; Cleber da Silva Mendes (foto 4), 26 anos, que é do Rio de Janeiro, e Francisco Cláudio Bezerra de Souza (foto 5), 34 anos, natural de Fortaleza. De acordo com a polícia, o trio era um dos principais fornecedores de produtos piratas no centro do Recife.

“Eles fabricavam em torno de dois mil DVDs por dia, que eram colocados dentro do carro do proprietário do laboratório e distribuídos para os carroceiros”, explicou o delegado Tiago Cardoso. “Eles serão indiciados por violação de direito autoral, formação de quadrilha e corrupção de menores, podem pegar até dez anos de prisão”.

O adolescente prestou depoimento e foi liberado. Os três homens presos foram encaminhados para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.


OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

Olinda: Os calos de cada um

Diario Urbano

Luce Pereira
luce.pereira@diariodepernambuco.com.br

Entre os prefeitos do Recife e da RMR, na leva mais recente, João Paulo tinha pouquíisima simpatia pelos temas Sandy & Júnior e Mangueira, depois de massacrado por críticos que não cansavam de apontar as somas astronômicas pagas à dupla e a Estação Primeira por um show no Bairro do Recife e um desfile dos mais infelizes na Sapucaí.

Em menos de sete meses de governo, o sucessor, João da Costa, tem chances enormes de terminar o mandato com uma respeitável coleção de pesadelos, porque já começou enfrentando dois - a batalha dos espetinhos, em Boa Viagem, e o lixo. Ambos ainda rendem.

Na vizinha Olinda, o prefeito Renildo Calheiros já elegeu o seu - a Avenida Presidente Kennedy, pela qual é cobrado de manhã, à tarde e à noite, sem outra resposta a não ser "eu apenas herdei, não inventei isso".

Calheiros também é candidatíssimo a passar o cargo deixando cheio de abacaxis um balaio que já encontrou razoavelmente abastecido.

Pela conversa, a calamitosa Vila Tamandaré, nas imediações do pesadelo-mor, a Presidente Kennedy, não vai sair da condição de gata borralheira, porque, ao menos a princípio, o que a administração tem para o local são apenas reparos.

Não muito longe dali, o mar ameaça engolir gordas fatias da pista, e moradores da orla de Rio Doce, vendo a hora não serem poupados dessa gulodice, devolvem a falta de providências com pragas que se pegam Calheiros, aparentemente, encara tudo com muito bom humor, inclusive os cupins que ameçam a maior riqueza de Olinda - suas igrejas.

Contra eles, o remédio é articulação para atrair parcerias na iniciativa privada, já que o poder de fogo do Iphan, entrangulado pela burocracia e a falta de dinheiro, assemelha-se ao de um traque.

Contudo, a vantagem do prefeito de Olinda sobre os demais é que, no fim das contas, pode atribuir a culpa toda a Duarte Coelho. Aliás, já começou a fazer isso.


Diario de Pernambuco



OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

Gente de Olinda: Morre Zequinha primeiro atleta do Santa Cruz campeão do mundo



TINHA UMA CASA LOTÉRICA NO VARADOURO E FEZ MUITOS AMIGOS EM OLINDA

Morre o pernambucano Zequinha, que jogou na Seleção Brasileira de 1962

Zequinha também atuou no Santa Cruz e no Náutico; o sepultamento está marcado para a segunda-feira

Da Redação do pe360graus.com

Faleceu na noite deste sábado (25), no Recife, o ex-jogador José Ferreira Franco, mais conhecido como Zequinha. Após um mal-estar, ele foi levado ao Hospital Unimed II, onde faleceu por falência múltipla dos órgãos. O velório será às 11h deste domingo (26), em um espaço particular em frente ao cemitério de Santo Amaro e o sepultamento, às 11h da segunda-feira (27).

Zequinha nasceu no Recife em 1934 e começou no futebol em 1954, no Auto Esporte, da Paraíba. Ele atuava como volante e fez parte da Seleção Brasileira de 1962, que ganhou a Copa do Mundo do Chile. O jogador atuou em diversos times brasileiros, como Santa Cruz (1955-1957), Palmeiras (1958-1965 e 1965-1968) e Náutico (1970), onde encerrou a carreira.

http://tinyurl.com/mkf8bp

Zequinha foi o
primeiro tricolor
campeão do mundo


O primeiro jogador revelado nas divisões de base do Santa Cruz a se tornar campeão mundial, pela Seleção Brasileira, na Copa-62, no Chile. Dessa forma, Zequinha integra um seleto grupo de lendas (vivas) do Terror do Nordeste. Além dele, apenas os tricolores Ricardo Rocha, em 94, e Rivaldo, em 2002, defenderam uma Seleção campeã do mundo. Zequinha não chegou a entrar em campo, Zito era o titular, mas é um dos orgulhos da torcida Tricolor, não apenas por participar do grupo bicampeão mundial. O volante, que revolucionou a posição, pois, além de marcar, era técnico, hábil e chegava a frente com freqüência, também fez parte do primeiro Supercampeonato, em 57, uma das conquistas mais importantes do Mais Querido.

José Ferreira Franco, o Zequinha, crescia no bairro de Santo Amaro, onde batia suas "peladas" e defendia o combinado da vila. Na adolescência, jogava entre boleiros veteranos, entre eles Valdomiro Silva, então treinador das divisões de base do Santa. Daí, em 54, Valdô, como era chamado pelos tricolores, ao ver o garoto se destacando, levou-o para o Arruda. Mais tarde, Oto Vieira, técnico do time principal Tricolor, pediu a Valdô que indicasse um jogador da equipe de aspirantes para treinar entre os profissionais. O escolhido foi Zequinha, que entrou no segundo tempo, no time reserva, e arrebentou, chamando a atenção da torcida. Os suplentes perdiam por 2x1, mas o jovem promissor empatou, num lance que viria a ser sua principal marca, o chute de fora da área. "Quando me chamaram para treinar fiquei meio receoso, mas depois entrei e fiz o gol em Miro. Acabei me soltando. No final, só ouvia os comentários dos torcedores, que foram para ver Barbosa e acabaram tendo uma grata surpresa com a minha atuação", disse Zequinha, certa vez, ao Jornal do Commercio. Antes mesmo de assinar o primeiro contrato, o volante, considerado a frente de seu tempo, já havia defendido a Seleção Pernambucana de aspirantes algumas vezes. A condição de ídolo não demoraria a chegar.

Se existe um título que lavou a alma e explodiu de alegria os tricolores, esse foi o Super de 57. A torcida, na espera por um título há quase dez anos, virou manchete nos jornais da época pela bravura e fidelidade ao time. A cerveja, de tanta festa, acabou. A equipe, que explodiu a "poeira" de felicidade, era altamente técnica e possuía na linha média o seu ponto forte. Aldemar, Zequinha e Edinho vinham atuando juntos desde o campeonato de 56, sob a tutela do técnico Palmeira. No ano seguinte, Alfredo Gonzalez, de destacada importância na conquista, assumiu o comando, trazendo, na esteira de sua chegada, craques como Lanzoninho, do São Paulo, Rudimar, que viria a se tornar o artilhero do estadual -24 gols -, Marinho, antigo ídolo, Aníbal, goleiro negociado junto ao Palmeiras após o campeonato, entre outros. Não só o Santa, mas também os outros grandes investiram pesado, levando o cronista Fausto Neto, do Diario de Pernambuco, a dizer que "a corrida louca e desenfreada dos clubes desnorteou financeira e tecnicamente o futebol local.". A novidade era a fórmula de disputa: no lugar de dois turnos, três turnos estariam em jogo agora. O Santa levou o primeiro, o Náutico, o segundo, e o Sport, o terceiro.

Um detalhe interessante é que, mesmo antes da decisão do Supercampeonato, Zequinha já havia sido sondado pela CBD - antiga CBF. Comentava-se sobre uma possível convocação do volante para os treinos da seleção nacional, visando a Copa-58, na Suécia. Embora se sentisse honrado, Zequinha envaidecia o torcedor coral, ao anunciar, no Diario de Pernambuco: "francamente, só quero pensar nisso depois de terminar o atual campeonato pernambucano. Primeiro, preciso me preocupar com o título. Por ele, darei o máximo de minhas forças. Serei mesmo capaz de me sacrificar em campo. Só quando estiver ostentando a faixa de campeão é que voltarei minhas atividades para outro setor."

Além dos fortes adversários, o Santa Cruz teve de driblar um surto de gripe "asiática". Zequinha, mais outros atletas, foram atingidos pela doença, o que ocasionou na queda de rendimento do time. É nesse momento que a equipe médica, dirigida por Braulio Pimentel, "entra em campo". Dispondo de uma aparelhagem moderna, Braulio inicia um processo de recuperação arrojado, deixando os jogadores afiados para a reta final do estadual.

Então, o aguardado triangular começa. O Tricolor não participou do primeiro jogo, mas, pode-se dizer, que "conquistou" um bom resultado, afinal, Náutico e Sport ficaram no 1x1. Cinco dias mais tarde, o Santa estrearia no supercampeonato com convincentes 3x1 nos alvirrubros, sendo três gols de Lanzoninho, eleito pela crônica o craque do ano, que, ainda nesse jogo, teve de ir para o gol, após a expulsão de Aníbal. Foi-se, portanto, num domingo, 16 de março de 58, a final de um dos campeonatos de melhor nível técnico até então. As torcidas de Sport e Santa quebraram todos os recordes de bilheteria - por sinal, a do Mais Querido foi a campeã, proporcionando arrecadação superior a cinco milhões de cruzeiros ao longo do certame. A linha média - Aldemar, Zequinha e Edinho - teve fundamental importância na partida. Zequinha foi o responsável por anular Carlos Alberto, homem de ligação do Sport, sem deixar de alimentar o ataque. A "vitória" na disputa pelo meio-campo resultou num Santa Cruz avassalador, impondo 2x0 na primeira etapa - gols de Rudimar e Aldemar. Logo no início do segundo tempo, Zequinha sofre falta, que ele mesmo cobra na medida para Mituca estabelecer 3x0. Depois disso, quando se esperava o início do carnaval tricolor, o Sport marcou duas vezes, mantedo a massa coral apreensiva. Com o apito final, e a vitória do Santinha, por 3x2, o Diario de Pernambuco publicou que era "impossível descrever a vibração que se apossou dos torcedores do tricolor do Arruda, após a vitória memorável na peleja final do supercampeonato".

Na campanha, Zequinha não fez gol nas suas 19 partidas, do total de 21 do Santa no campeonato, o que não impediu o assédio de clubes do sudeste. O Fluminense tentou, mas não chegou a um acordo financeiro. Veio o Palmeiras, através do técnico Oswaldo Brandão. "Você já está pronto para viajar", teria perguntado Brandão a Zequinha, depois de um treino no Arruda. Iniciava-se a formação da primeira "Academia", do Palmeiras, que incluía nomes como o de Djalma Santos, Julinho Botelho, Chinezinho e, mais tarde, Ademir da Guia. Zequinha permaneceu durante dez anos no Palmeiras, tornado-se o 15° jogador em número de atuações pelo clube. Lá, ele e o alvi-verde palestrino fizeram frente ao Santos de Pelé, e o volante, cria de Valdomiro Silva e do Santa Cruz, foi premiado com a convocação para a Copa-62, no Chile. Além de ídolo do torcedor Cobra Coral, Zequinha, o garoto das "peladas" de Santo Amaro, tornou-se orgulho do futebol pernambucano.

"As qualidades técnicas do Zequinha, que é o titular, são superiores às minhas."

Ademir da Guia, o Divino, símbolo da "Academia" Palmeirense, quando iniciava a carreira e "esquentava" o banco.

Agradecimentos especiais ao jornalista José Neves Cabral, do blog Arquibancada ( http://www.arquibancada.blog.br/ ), e ao pesquisador Carlos Celso Cordeiro.


http://idolosdosanta.blogspot.com/2008/01/o-campeo-mundial-parte-2.html


OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

sábado, 25 de julho de 2009

Olinda: Noite Cubana


ATRAÇÕES
Banda Sonora de Cuba
Salsamérica
Dj NK Cumbia
Participação de vários casais de academias


LOCAL
Clube Vassourinhas - Largo do Amparo - Olinda


DATA E HORÁRIO
25/07/2009, a partir das 22h

PREÇO
Ingressos antecipados a R$ 7,00 no bar Kartier Latin (Mercado Eufrásio)

INFORMAÇÕES
(81) 9475.9161 / 8502.2373 / noitecubana@yahoo.com.br



OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA
.

Olinda: Acusados de assassinar advogado são apresentados

Do JC Online

Três homens e uma mulher acusados pela morte de um advogado foram apresentados na tarde desta sexta-feira (24). Os suspeitos são Márcio Damião da Silva, 28 anos, conhecido como Márcio Monstro; Zoraia Cristina Dantas, 43, e o ex-presidiário Leandro da Paixão Borges, 29.

A apresentação aconteceu no auditório da chefia de Polícia Civil de Pernambuco, localizado no bairro da Boa Vista, Centro do Recife. Na manhã dessa quinta-feira (23), a polícia prendeu Zoraia e Leandro, que teriam contratado os matadores do advogado José Marcos Carvalho Filho, de 59 anos. Já Márcio, suspeito de ter efetuado os disparos contra a vítima, foi preso durante a tarde de ontem (23) em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

Outro envolvido no assassinato, Ednaldo Cordeiro de Lima, 33 anos, está preso desde 16 de junho. O crime aconteceu no dia 4 de março deste ano, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. Segundo informações da polícia, José Marcos morreu com três tiros na região da cabeça.

Segundo informações da delegada responsável pelo caso, Sylvanna Lellis, o crime teria sido motivado pelo fato de que o advogado estava defendendo o pai de Zoraia num processo em que ela, juntamente com a mãe, queriam ter direito a todos os bens do pai.


OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA
.