sexta-feira, 24 de março de 2017

Ministro Mendonça Filho prestigia inauguração da Clínica escola da Faculdade de Medicina de Olinda

O Ministro da Educação Mendonça Filho participa nesta sexta-feira(24), da inauguração da Clínica Escola da Faculdade de Medicina de Olinda, a primeira instituição superior de Medicina da cidade de Olinda. A Clínica Escola batizada como Dr. Brandt vai atender a população da cidade de Olinda de forma totalmente gratuita e integrada ao modelo de atenção à saúde do Município. Serão profissionais e estudantes que supervisionados farão atendimento à população mais carente de Olinda.

Os pacientes chegarão à clínica através das unidades básicas da saúde do município conveniadas à FMO,hoje num total de 6 ou através de demanda espontânea. Para o segundo semestre, a estimativa é ter o número de unidades e equipe dobrado.

Além da Clínica Escola e Laboratório de Habilidades e Prática Profissional, Atualmente a FMO dispõe de 7 salas de aula, laboratórios de medicina, biblioteca, laboratório de informática, auditório, biotério, entre outros espaços de convivência e setor administrativo. Um novo prédio está sendo construído em área anexa e irá abrigar 10 salas de aulas.

CONVÊNIOS A FMO firmou convênio de cooperação técnica, didática e científica com o Estado de Pernambuco, gestor estadual do SUS, possibilitando aos educandos da FMO o aprendizado de competências próprias da medicina em hospitais-escola da rede estadual na região metropolitana do Recife, além dos 17 hospitais do interior do Estado, que juntos dispõem de 1.958 leitos, totalizando 5.825 leitos em toda rede Estadual.

Dentre os hospitais da Região Metropolitana do Recife, estão: Hospital Barão de Lucena, com 362 leitos; Hospital da Restauração, com 472 leitos; Hospital Agamenon Magalhaes, com 477 leitos; Hospital Colônia Alcides Codeceira, com capacidade para 120 usuários; Hospital Correia Picanço, com 70 leitos; Hospital do Câncer de Pernambuco, com 230 leitos; Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres, com 73 leitos; Hospital Geral da Mirueira, com 137 leitos; Hospital Geral de Areias, com 72 leitos; Hospital Getúlio Vargas, com 448 leitos; Hospital Metropolitano Norte, com 180 leitos; Hospital Metropolitano Sul, com 169 leitos; Hospital Otávio de Freitas, com 703 leitos; Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, com 160 leitos; Hospital São Lucas, com 10 Leitos;

Da mesma forma, firmou convênio com a Prefeitura de Olinda podendo oferecer aos alunos aprendizagem em toda a rede de postos de saúde de Olinda; e mais recentemente, com a assinatura também do COAPES - CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA ENSINO-SAÚDE, firmou parceria junto ao Município de Olinda para garantir, em regime de exclusividade a Maternidade Brites de Albuquerque, a USF Sapucaia II e III, a USF Sapucaia I, a USF Jardim Brasil V, a Policlínica da Mulher de Bairro Novo, a USF Jardim Fragoso, a USF Ilha do Maruim, a USF Alto do Sol Nascente, a USF Rio Doce V, a UPA de Olinda, e a Policlínica São Benedito. A FMO firmou ainda convênios com as Prefeituras de Amaraji e Escada, onde funcionará o internato rural, modalidade de ensino e vivência da medicina no interior do Estado.

Nenhum comentário: