segunda-feira, 27 de março de 2017

Olinda fiscaliza comércio na orla

Deu no G1

Após um homem ser assassinado enquanto bebia com amigos na orla da cidade, a Prefeitura de Olinda deu início ao plano de reordenamento da praia. Neste domingo (26), 44 ambulantes foram notificados e inseridos no quadro de ocupação irregular. Ao todo, 84 pontos de comércio informal foram fiscalizados.

A primeira etapa do trabalho da prefeitura consistiu em orientar esses comerciantes, que receberam as informações sobre como se adequar à legislação e os documentos que precisam apresentar. Entre as orientações, está a de que cada ambulante pode utilizar dez mesas e 40 cadeiras, além do alerta de que a utilização de botijões e fogareiros é proibido.

A ação contou também com o apoio da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que cortou 18 ligações clandestinas de energia. Os agentes do Centro de Referência em Assistência Social (Creas) fizeram oito notificações de trabalho infantil, sendo duas crianças e seis adolescentes. Em caso de descumprimento dos pais ou responsáveis, o Conselho Tutelar do município pode executar medidas punitivas.

De acordo com a diretora de Vigilância e Saúde, Mariurcha Dantas, os barraqueiros foram cadastrados para receberem uma capacitação no segmento. Além dos trabalhos de orientação, cinco veículos foram guinchados por estarem estacionados em locais proibidos.

A Prefeitura de Olinda também intensificou a presença de guardas municipais na orla, que foram de seis para 12. A ação conta com duas viaturas e dois motopatrulheiros que fazem rondas nos sete quilômetros de calçadão. O monitoramento é realizado todos os dias das 5h às 8h e das 16h às 21h e intensificado nos finais de semana.

G1 - https://goo.gl/XVOVTz

(Foto: Thiago Bunzen/Prefeitura de Olinda)

Nenhum comentário: