quarta-feira, 10 de maio de 2017

Vias olindenses sofrem em temporada de chuvas

Deu na FolhaPE

No início desta nova gestão, foi prometido pela Prefeitura de Olinda uma evolução no sistema de galerias, melhorando a drenagem, e por fim, recapeando as vias. As obras, no entanto, só estão em andamento na Perimetral.

Os transtornos afetam a todos. Para se ter uma ideia, apenas de ônibus, na avenida Presidente Kennedy, circulam diariamente aproximadamente 104 mil pessoas. Segundo especialistas, a falta de drenagem em Olinda, especialmente no entorno da avenida Presidente Kennedy, é séria. A população atribui a “desordem urbana” à falta de fiscalização. As pessoas alegam que nos períodos de chuva os alagamentos são potencializados, gerando uma situação calamitante.

“Essa região já tem problemas seríssimos de desordem urbana, com qualquer chuvinha a população fica com dificuldades em se deslocar”, contou o especialista na área de transportes e professor da UFPE, Maurício Pina. “Precisa-se de um plano de macrodrenagem para Olinda, a região é um ponto baixo e sofre de problemas de escoamento mesmo sem chuva”, enfatizou.

Para quem mora no foco das obras nas galerias da Perimetral, no entorno do Lixão de Aguazinha, o problema está apenas mudando de localidade. “Ao que parece, o problema de alagamento vai ser resolvido aqui. Mas quem mora mais abaixo será prejudicado”, contou o comerciante Marcos Antônio, 32. A Prefeitura de Olinda destaca que o foco está na Perimetral. A previsão é de serem concluídos até o fim do mês de maio.

“Estamos bastante satisfeitos com a solução dada. Construímos 200 metros de galerias e limpamos mais 800 metros que já existiam”, contou o secretário de Serviços Públicos de Olinda, Evandro Avelar, referente às obras na Perimetral. “Esperamos que com o sol possamos concluir a pavimentação antes do prazo determinado”, completou. Em relação à avenida Presidente Kennedy, a Secretaria de Serviços Públicos de Olinda informou que o trabalho de desobstrução de galerias e limpeza do canal Lava Tripas será feito após os trabalhos que estão sendo executados na Perimetral, podendo se estender para o segundo semestre.

Foto: Arthur Mota

Nenhum comentário: